O holandês Olav Kooij (Visma-Lease a Bike) conquistou a vitória na quarta etapa do Tirreno-Adriatico. O velocista foi o mais rápido em um sprint reduzido, batendo seus compatriotas Rick Pluimers e Mathieu van der Poel, que finalizaram na 2ª e 3ª posições respectivamente.
Filippo Ganna, líder da Classificação Geral, finalizou junto ao pelotão e não teve sua liderança ameaçada.
A 4ª etapa da Tirreno-Adriatico
A 4ª etapa, com largada em Norcia e chegada em Trasacco, após 189km foi projetada para favorecer uma fuga. O dia começa com uma subida de 14,3 km a 4,1%, onde a fuga poderia acontecer. Depois disso, algumas descidas seguidas por mais duas subidas: uma de 7,5 km a 4,9% e outra de 12,4 km a 5,7%, esta terminando com 85 km pela frente, em descida e depois pequenas ascensões até a chegada.

Logo após, uma grande descida, com os 50km finais praticamente planos, com uma pequena rampa de 9% a 5 quilômetros do fim.
A fuga do dia
Jonas Rutsch (Intermarché-Wanty), Jorge Arcas (Movistar), Gijs Leemreize (Picnic PostNL), Mirco Maestri (Team Polti VisitMalta), William Blume Levy (Uno-X) protagonizaram a fuga, durante a fria 4ª etapa da Tirreno-Adriatico, após um ataque com cerca de 140km para a chegada.
Os cinco ciclistas chegaram a abrir uma vantagem de cerca de 6 minutos em relação ao pelotão, onde acontecia um revezamento na liderança, com a UAE Emirates-XRG e a Visma-Lease a Bike.

INEOS Grenadiers controla pelotão
Enquanto isso, no pelotão, a INEOS Grenadiers controlava as ações, tentando garantir mais um dia de liderança para Filippo Ganna.

Seleção natural e ventos cruzados
A UAE Emirates-XRG acelerou na segunda subida do dia, eliminando nomes importantes como Jonathan Milan (Lidl-Trek) e Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), que não conseguiram acompanhar o ritmo e ficaram fora da disputa pela vitória.
Nas estradas planas próximas ao ponto de abastecimento, a INEOS Grenadiers aproveitou os ventos cruzados para fracionar o pelotão. Em determinado momento, Olav Kooij (Visma | Lease a Bike), Paul Magnier (Soudal Quick-Step) e Derek Gee (Israel-Premier Tech) perderam contato, mas conseguiram se recuperar antes da fase decisiva.
A 40 km do fim, Ganna e Laurens De Plus (INEOS) tentaram endurecer a corrida, atacando com Juan Ayuso, Isaac Del Toro e Felix Großschartner (UAE Emirates), além de Quentin Pacher (Groupama-FDJ). No entanto, o Bahrain Victorious neutralizou a investida e manteve o grupo compacto.
💙🇮🇹 Pippo Ganna is gone with 🤍 🇪🇸 Juan Ayuso!?
— Tirreno Adriatico (@TirrenAdriatico) March 13, 2025
Another huge acceleration by @INEOSGrenadiers, and we have a group of 6 riders who cleared themselves from the peloton#TirrenoAdriatico @CA_Ita pic.twitter.com/L0C1lKK5W6
Tentativas de ataque antes do sprint
Nos últimos 15km, o pelotão voltou a se reagrupar. Jonas Rutsch, que fazia parte da fuga inicial, sofreu uma queda e perdeu contato, enquanto os remanescentes da escapada lutavam para se manter na frente.
💥 Terrible for 🇩🇪 @DieZiege3 (IWA) who hits the ground after such a hard day at the front#TirrenoAdriatico @CA_Ita pic.twitter.com/9BhG5eBYJu
— Tirreno Adriatico (@TirrenAdriatico) March 13, 2025
Mathieu van der Poel aproveitou uma subida curta e íngreme a cinco quilômetros da chegada para testar suas pernas, respondendo a um ataque de Ben Healy (EF Education-EasyPost). O holandês atacou de forma explosiva, mas Ganna manteve um ritmo forte e trouxe o grupo de volta.
Enquanto os fugitivos resistiam, Healy tentou mais um movimento decisivo, saltando sobre Maestri e Levy, os últimos sobreviventes da fuga. No entanto, o pelotão se organizou para a chegada final.
🔥 @mathieuvdpoel isn't waiting! The 🇳🇱 star goes on the move, as 💙 🇮🇹 Filippo Ganna and 🇮🇪 @_BHealyyy follow immediately! #TirrenoAdriatico @CA_Ita pic.twitter.com/8AkHVaDg6R
— Tirreno Adriatico (@TirrenAdriatico) March 13, 2025
Kooij brilha no sprint final
A Soudal Quick-Step posicionou Paul Magnier de forma estratégica para o sprint, mas o jovem francês não conseguiu manter o ritmo e foi ultrapassado por Van der Poel e Olav Kooij. Demonstrando excelente timing, Kooij soube esperar o momento certo para lançar seu sprint e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, conquistando uma vitória importante na competição.

Assista a chegada
🧡 𝐎𝐫𝐚𝐧𝐣𝐞 𝐌𝐚𝐬𝐭𝐞𝐫𝐜𝐥𝐚𝐬𝐬#TirrenoAdriatico @CA_Ita pic.twitter.com/cY2BwVg5Br
— Tirreno Adriatico (@TirrenAdriatico) March 13, 2025
Resultados da 4ª etapa da Tirreno-Adriatico

Classificação Geral da Tirreno-Adriatico 2025
