Tom Boonen faz duras críticas a seleção da Bélgica para o Mundial de Estrada
Tom Boonen, ex-piloto e campeão mundial de ciclismo, criticou a seleção da equipe belga para a Copa do Mundo. Em entrevista ao podcast Wielerclub Wattage, Boonen expressou sua opinião de que ele próprio nunca teria escolhido Wout van Aert e Jasper Philipsen para integrarem a equipe. Ele também foi questionado sobre quem entre os três líderes belgas, Remco Evenepoel, Van Aert e Philipsen, estava em um patamar superior, ao qual ele respondeu que não acreditava que houvesse diferença significativa entre eles.
Boonen considerou que a seleção da equipe belga para a Copa do Mundo foi baseada em recompensas, sugerindo que todos os ciclistas foram incluídos sem critérios rigorosos de seleção. Além disso, ele ressaltou que nunca teria levado Jasper e Wout juntos para uma Copa do Mundo, indicando sua possível falta de confiança na capacidade desses atletas de trabalharem em conjunto durante a prova. “Eu nunca teria levado Jasper e Wout para uma Copa do Mundo juntos. Nunca.”
“A tarefa de um gerente de seleção é eliminar os conflitos antes da prova. E acredite em mim: haverá esses conflitos. Leve 2 atletas com o mesmo perfil para a final e certamente haverá algo em algum lugar que não seja confortável para um deles. Você não quer isso”.
“Eu entendo que você quer levar pessoas com você. Especialmente Jasper, que se recuperou extremamente bem após o Tour. Eu o conheço e desejo muito a ele. Mas você não pode ir para a Copa do Mundo com 2 homens para fazer o sprint. Isso nunca dá certo. (…) Você quer correr quando vê o final, não lançar o sprint. Eu não teria feito isso”.