Mesmo faltando mais de duas horas para a apresentação oficial das equipes do Tour da Colômbia, a Plaza Bolívar de Tunja, localizada a mais de 2.780 metros de altitude no departamento de Boyacá, já estava repleta de gente. Milhares de pessoas tomaram o local, ansiosas para admirar os corredores que vão disputar a conceituada prova. A competição volta ao calendário pela primeira vez desde 2020, após ter sido impossibilitada de acontecer devido à pandemia.
Os Destaques do Tour da Colômbia
A competição acontecerá de 6 a 11 de fevereiro, com a participação de 24 equipes, sendo três delas World Tour (Movistar, Astana e Education First), totalizando 144 corredores. O mais aclamado entre eles foi Nairo Quintana, que chegou ao evento cercado por 6 seguranças. Quintana, que também comemorou seu 34º aniversário durante o evento, foi recebido com grande entusiasmo pela população. Segundo a Movistar, o ciclista está extremamente feliz com o retorno da competição e mostrava seu contentamento durante a apresentação, cumprimentando a imprensa, os fãs e outros corredores.
Alejandro Valverde e outros Destaques
Além de Quintana, outro corredor que chamou a atenção na apresentação foi Alejandro Valverde, que subiu ao pódio sozinho. Esta é a primeira vez de Valverde no país e o corredor se mostrou empolgado pela experiência: “É minha primeira vez aqui… e que pena não ter conhecido isso como corredor. É um prazer, estou aproveitando as paisagens, a população”, declarou.
Outros corredores dignos de nota, como Rigoberto Urán, Egan Bernal, Chaves, Carapaz, Cavendish, e Gaviria também discursaram para o público. Egan Bernal, único colombiano vencedor do Tour e do Giro, competirá representando a Seleção da Colômbia, já que a equipe Ineos não participará do evento.