O Tour de France está programado para fazer sua aguardada volta aos Hautes-Alpes e aos Alpes do Sul nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2024. No entanto, a confirmação oficial do percurso definitivo acontecerá durante a apresentação oficial do Tour, marcada para outubro, no Palais des Congrès, em Paris.
As informações obtidas dão conta que, no programa, e ainda na última semana do Tour, uma chegada ao SuperDévoluy na quarta-feira 17 de julho, depois uma etapa em Gap-Barcelonnette na quinta-feira 18 e finalmente uma passagem ao lago Embrun na sexta-feira 19 de julho, em direção a Isola 2000 via o Col du Vars e o Col de Restefond/La Bonnette, a passagem mais alta da Europa.
A passagem sobre o Col de la Bonette é muitas vezes erroneamente chamada de Col de Restefond, e no Tour de France de 2008 o cume foi referido como Cime de la Bonette-Restefond . A etapa 16 do Tour de France aproximou-se do cume de Saint-Étienne-de-Tinée (sudeste), e depois de chegar ao Col de la Bonette, deu uma volta ao Cime de la Bonette atingindo o cume de 2802 m, que é o ponto mais alto alcançado pelo Tour de France, antes de passar novamente pelo Col de la Bonette.
O próximo Tour de France apresentará um formato incomum, iniciando em Florença e concluindo em Nice, devido à coincidência com os Jogos Olímpicos de Paris.
Embora os detalhes do traçado das etapas ainda estejam envolvidos em mistério, é tradicional que as diretrizes da ASO levem a uma abordagem discreta por parte das autoridades locais ao não divulgar os detalhes do Tour de France 2024.