Tour de France: Resultados da 2ª etapa, Kévin Vauquelin vence, Tadej Pogacar é o novo líder, assista a chegada
Kevin Vauquelin (Arkéa B&B Hotels), conquistou a vitória na segunda etapa do Tour de France 2024, garantindo o segundo triunfo consecutivo para a França, nesta edição do Grand Tour.
Em sua estreia no Tour, Vauquelin mostrou grande forma ao prevalecer na fuga que dominou a 2ªetapa. Enquanto isso, na disputa pela classificação geral (GC), Tadej Pogacar, após um ataque na ascensão final assume a camisa amarela, ao cruzar a linha com Jonas Vingegaard, Remco Evenepoel e Richard Carapaz.
A etapa
Um percurso de quase 200 km, com largada em Cesenático e chegada em Bolonha, com seis subidas categorizadas aguardavam o pelotão, na 2ª etapa. Ao contrário da etapa de sábado, o topo da última ascensão seria bem mais perto do final, o que garantiria ataques na última subida.
A fuga do dia com o português Nelson Oliveira
A fuga do dia foi aberta logo após a largada e incluiu além do português Nelson Oliveira (Movistar), outros 10 ciclistas.
Quentin Pacher (Groupama-FDJ), Axel Laurance (Alpecin-Deceuninck), Hugo Houle (Israel-Premier Tech), Kevin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels), Cristian Rodriguez (Arkéa-B&B Hotels), Mike Teunissen (Intermarché- Wanty), Bram Welten (dsm-firmenich PostNL), Harold Tejada (Astana Qazaqstan), Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) e Jordan Jegat (TotalEnergies), tentavam a sorte na loteria do Tour de France.
O grupo dos fugitivos, que fazia um bom revezamento, na proteção aos fortes ventos laterais da etapa, chegou a alcançar uma vantagem sobre o pelotão, superior a 9 minutos com 65km para a chegada.
O pelotão, enquanto isso, não parecia interessado na vitória da etapa, já que até aquele momento, nenhuma equipe assumia o comando das ações.
A Batalha nas Subidas de San Luca
Com pouco mais de 40 km restantes, Victor Campenaerts, da Lotto Dstny, assumiu o controle do pelotão e iniciou a perseguição final aos fugitivos. No sopé da primeira subida do San Luca, a diferença caiu para menos de quatro minutos.
Ataques começaram a surgir no grupo líder nas encostas de San Luca, mas nenhum ciclista conseguiu se destacar até o cume da subida. Adam Yates ditou o ritmo, causando perdas de tempo significativas para ciclistas como Geraint Thomas e Primoz Roglic.
Com 10,6 km restantes, Tadej Pogacar atacou, seguido de perto por Jonas Vingegaard. As duas forças dominantes do Tour de France nos últimos anos rapidamente abriram uma vantagem de um minuto sobre os demais concorrentes do GC, trabalhando juntos de forma eficaz.
Confira o ataque de Tadej Pogacar
Quilômetros finais
Os ataques continuaram na fuga no trecho plano entre as subidas de San Luca. Nos últimos metros da subida final, um trio composto por Nelson Oliveira, Kevin Vauquelin e Jonas Abrahamsen se destacou.
Com o pelotão a mais de quatro minutos de distância nos 15 km finais, a vitória estava garantida para a fuga. Assim que a escalada começou, Vauquelin acelerou para não ser mais alcançado pelos dois companheiros de fuga, garantindo sua vitória. Jonas Abrahamsen finalizou na 2ª posição e Quentin Pacher fechou o pódio na 3ª colocação.
Pogacar assume a Maillot Jaune
Tadej Pogacar(UAE Team Emirates), após o explosivo ataque, foi acompanhado de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), os dois conseguiram abrir uma boa distância do pelotão, no entanto, nos metros finais a dupla foi alcançada por Richard Carapaz(EF Education) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) que acabaram cruzando a linha de chegada juntos.
Com o resultado, Tadej Pogacar é o novo líder do Tour de France 2024.
Assista as chegadas do vencedor e do grupo de Pogacar
Chegada de Pogacar
Chegada do vencedor Kévin Vauquelin
Resultados da 2ª etapa do Tour de France 2024
Classificação Geral do Tour de France 2024
Em breve a Classificação Geral completa, incluindo todas as categorias do Tour de France 2024.
Diariamente às 13hs45min (17hs 45min em Portugal), o Giro do Ciclismo publicará a prévia da etapa seguinte. Fique ligado!