Trek planeja drástico corte de 40% em modelos de bicicletas, “O mercado está um caos” revela presidente

Devido aos altos níveis de estoque e à demanda reduzida dos consumidores, a Trek está buscando otimizar seu modelo de negócio, conforme sugere um memorando vazado do presidente da empresa. Conforme relatado pela empresa na semana passada, a Trek planeja reduzir os gastos em 10% para “dimensionar adequadamente” a empresa, bem como reduzir o número de seus modelos de produto em 40% até 2026.

Essas medidas ocorrem em um período que John Burke, presidente da marca, descreve em uma mensagem aos executivos como “tempos turbulentos em nosso negócio”. “O mercado está um caos”, escreveu ele.

Redução no número de modelos

A otimização dos modelos da Trek está planejada como uma redução nas suas unidades de manutenção de estoque (SKU), que são os códigos específicos vinculados aos produtos.

Cada bicicleta e equipamento é classificado sob um SKU diferente para cada tamanho e cor em que está disponível, o que provavelmente significa que existem milhares de códigos únicos na Trek, que a empresa agora pretende reduzir quase pela metade.

girodociclismo.com.br trek planeja drastico corte de 40 em modelos de bicicletas o mercado esta um caos revela presidente image 1
Empresas estão com elevados níveis de estoque

“Acredito que boa parte disso faz sentido”, disse Ian Whittingham, fundador da varejista Sigma Sports, ao site Road.cc. “Acho que é um bom momento para redefinir e revisar o que você está oferecendo, para considerar se você realmente precisa de tantas opções de cores ou modelos dentro de cada linha.”

Impacto da pandemia afetou indústrias

Após o aumento da popularidade do ciclismo durante a pandemia da Covid-19, a indústria sofreu um significativo declínio no comércio que persiste até hoje. Alguns fabricantes reagiram aos altos níveis de estoque com vendas agressivas, reduzindo drasticamente os preços de produtos e bicicletas.

Para a fabricante alemã Canyon, o desconto pesado levou a um aumento de 23% no volume de vendas, mas também contribuiu para perdas financeiras.

girodociclismo.com.br canyon aeroad cfr 2024 confira a bicicleta oficial da alpecin deceuninck image 1

“Vimos a maioria das empresas da indústria de bicicletas respondendo aos desafios de estoque com grandes campanhas de desconto em 2023”, disse Nicholas De Ros Wallace, CEO da Canyon, em um comunicado ao site britânico Cycling Weekly.

De Ros Wallace acrescentou que a “situação dos estoques e da cadeia de suprimentos” melhorou desde então. Ainda assim, os problemas da Trek indicam que o seu impacto ainda se faz sentir, agravado pelos elevados níveis de estoque, especialmente para marcas que operam em maior escala.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.