UAE Team Emirates busca explicações após final desastroso de Jay Vine no UAE Tour
As expectativas para a UAE Emirates eram altas antes do início da última etapa da UAE Tour, com Jay Vine liderando a tabela geral e Brandon McNulty em terceiro lugar. Porém, no final da corrida que terminou no topo da montanha Jebel Hafeet, nenhum deles manteve seu lugar entre os vinte primeiros da classificação geral e a equipe busca resposta para o fraco desempenho.
Baixo Desempenho Surpreendente
O diretor da equipe Mauro Gianetti revelou ao site GCN: “Sabíamos desde o início que Brandon (McNulty) não estava bem, pois ele já se sentia mal no dia anterior. Jay (Vine) estava bem, mas há uma diferença entre como você se sente no meio do pelotão e quando começa uma subida.
Esta é também a primeira corrida do Jay, por isso provavelmente lhe faltava volume de treinamento. Ele não pôde treinar muito no inverno por causa de uma lesão”.
Gianetti também revelou ao GCN que o médico da equipe irá examinar McNulty e Vine para determinar as causas exatas do desempenho decepcionante.
Jay Vine acredita que vento lateral foi culpado
Vine, por sua vez, explicou que foi atingido pelo ritmo forte antes da subida de Jebel Hafeet. Devido ao forte vento lateral, a preparação para a subida não foi tão tranquila e, segundo ele, já havia “queimado” cerca de 4000 calorias.
“Se não houvesse ventos laterais, talvez tivéssemos queimado 1500 calorias aos pés do monte. Seria um dia fácil com um esforço de Contrarrelógio no final. Mas foi muito, muito mais difícil e no final eu simplesmente não tinha mais energia”.
“Quando eles aceleraram numa primeira investida, eu senti. Se eu tivesse tido talvez cinco, seis minutos mais tranquilos durante o vento lateral, teria conseguido aguentar até os últimos três quilômetros, mas, provavelmente teria sido ultrapassado e talvez até tivesse tido uma cãibra”.
“Eu dei meu melhor e estou contente com minha performance”, disse Vine, que terminou em 32º lugar na etapa, mais de quatro minutos após o vencedor do dia e da corrida, Lennert Van Eetvelt. McNulty perdeu mais de vinte minutos para o belga.
Gianetti também disse à GCN que o médico da equipe irá examinar McNulty e Vine para determinar as causas exatas do desempenho decepcionante.
Van Eetvelt triunfa na UAE Tour
Enquanto isso, a vitória final foi para Lennert Van Eetvelt, que conseguiu conquistar a etapa decisiva e assim assegurar a vitória geral na UAE Tour, surpreendendo a todos com sua performance excepcional.