UAE Tour: Jonathan Milan vence 1ª etapa, Jasper Philipsen desclassificado, confira os resultados e a chegada
Jonathan Milan venceu a primeira etapa do UAE Tour 2025, marcada por um sprint emocionante, com o italiano da Lidl-Trek levando a melhor sobre Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck). Entretanto o belga fez uma curva inesperada nos metros finais, colocando em perigo Finn Fischer-Black (Red Bull Bora), que estava logo atrás.
Com o movimento Philipsen acabou sendo desclassificado e Fischer-Black acabou herdando a 2ª posição da etapa. Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL) completou o pódio da etapa na 3ª colocação.
A etapa
A abertura do UAE Tour reservava uma oportunidade para os sprinters. Apesar de não ser completamente plana, a etapa possuía poucos metros de elevação e uma chegada ligeiramente inclinada, com 138 km entre Shams e Liwa.

A fuga do dia
Três ciclistas abriram a fuga do dia. Carlos Samudio (Team Solution Tech – Vini Fantini), Manuele Tarozzi e Federico Biagini (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) abriram os trabalhos do UAE Tour em um ataque logo após a largada. O pelotão controlava o trio de fugitivos, mantendo constantemente uma diferença ao redor de 2 min de vantagem.

Pelotão controla a fuga
No pelotão, equipes como a Soudal Quick-Step, do Campeão Europeu Tim Merlier e a Lidl-Trek de Jonathan Milan controlavam as ações, fazendo com que a diferença para os líderes caísse rapidamente. E com aproximadamente 11km para a chegada o último remanescente da fuga, Manuele Tarozzi foi alcançado e a fuga neutralizada, com o pelotão rumando para uma chegada em sprint.

Queda de Juan Sebastian Molano
Quando o pelotão rumava para discutir a etapa e a UAE Team Emirates-XRG se preparava para levar seu sprinter, Juan Sebastian Molano, o colombiano sofreu uma queda, ficando fora da disputa pela etapa.
#UAETour 🇦🇪 / Grosse chute de 🇨🇴 Juan Sebastian Molano (UAD) dans le final de l’étape.
— Renaud Breban (@RenaudB31) February 17, 2025
pic.twitter.com/vJF7X0C5Gy
Último quilômetro
O último km abriu de forma explosiva, com as equipes dos sprinters lutando por espaço. No entanto, Tadej Pogacar mostrou força e surpreendeu o pelotão ao se lançar no sprint a 350 metros da meta, mas não conseguindo acompanhar o ritmo dos especialistas na chegada.
Cycling coverage needs more sprints seen from this angle#UAETour pic.twitter.com/UPn4Ujh9aH
— Mathew Mitchell (@MatMitchell30) February 17, 2025
Nos últimos 200 metros, Jonathan Milan assumiu a ponta, aparentemente de forma precoce. Philipsen tentou ultrapassá-lo, mas o italiano manteve a força até a linha de chegada, vencendo de forma indiscutível.
O belga da Alpecin-Deceunick, acabou sendo desclassificado, após uma manobra brusca nos metros finais, quase provocando um acidente envolvendo Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates), que acabou ficando com a 2ª colocação. Tobias Lund Andresen finalizou a etapa na 3ª colocação.

O favorito para a Classificação Geral, Tadej Pogacar terminou a etapa na 10ª colocação, junto ao pelotão principal.
Assista a chegada
Pogacar tried to anticipate the sprinters, too early, too Easy. Then goes Milan, Philipsen almost coming back but Milan holding and winning.
— La Flamme Rouge (@laflammerouge16) February 17, 2025
Best sprinter in the world at the moment?#UAETour
pic.twitter.com/gS0Hq7L6hz
Resultados da 1ª etapa do UAE Tour

Classificação Geral do UAE Tour 2025

