UCI verifica novas regras sobre manetes de freio, no Tour Down Under; conheça o ângulo máximo permitido
Os comissários do Tour Down Under feminino, realizaram verificações do ângulo dos manetes de freio, antes do início da primeira etapa, com um gabarito. O gabarito usado hoje ainda é um protótipo, permitindo até 10º de rotação para dentro, enquanto a UCI trabalha com os fabricantes e a Federação Mundial da Indústria de Artigos Esportivos (WFSGI) para definir.
De acordo com o site Escapecolletive, que vazou a informação, os 10º permitidos por este protótipo, foram mais generosos do que muitos esperavam, com a maioria das bicicletas testadas hoje passando sem problemas.
Onde os comissários identificaram ângulos de alavanca, acima do limite legal de 10º, os mecânicos da equipe foram simplesmente solicitados a ajustá-los no local.
Ainda não é definitiva a adoção dos 10º; UCI pode solicitar mais modificações
Ainda não se sabe, se o máximo de 10º hoje imposto, se manterá ou se as investigações da UCI determinarão um limite inferior de segurança. O comissário Greg Griffiths foi ouvido e revelou que o gabarito do ângulo dos manetes, estará disponível para as equipes, assim que for finalizado.