Vencedor de etapas do Tour de France anuncia aposentadoria “estou a 100%, mas é preciso sacrificar muita coisa”
O ciclismo profissional perderá um de seus grandes nomes ao término da temporada de 2026. O dinamarquês Magnus Cort (Uno-X Mobility), com 35 vitórias profissionais, confirmou que encerrará sua carreira ao final deste ano.
A confirmação foi feita pela equipe, na manhã deste sábado. O ciclista concluirá sua passagem de 3 temporadas na equipe norueguesa, período em que ajudou o time a alcançar o status de WorldTeam em 2026.

Vitórias nos 3 Grand Tours
Após atuar como estagiário no fim de 2014, Magnus Cort estreou no WorldTour em 2015 pela Orica-GreenEDGE e registrou passagens pela Astana, e EF Education-EasyPost, antes do seu ingresso em 2024 na Uno-X Mobility, onde permanecerá até sua aposentadoria.
Ao longo da carreira, entrou para o seleto grupo de ciclistas que conquistaram vitórias nos 3 Grand Tours. Seu retrospecto inclui 6 triunfos na Vuelta a España, obtidos nas edições de 2016, 2020 e 2021, além de duas vitórias no Tour de France, em 2018 e 2022, e a vitória no Giro d’Italia de 2023.

“Sinto que ainda estou a 100%, mas é preciso sacrificar muita coisa“
No comunicado oficial, Magnus Cort destacou a satisfação por ter integrado o projeto da equipe e valorizou o ambiente encontrado durante sua passagem.
“Gostei muito desta equipe e do companheirismo. É algo completamente único para uma equipe profissional. Nunca tinha vivenciado isso antes. Estou feliz por ter feito parte desta jornada”, disse Cort em um comunicado oficial.
“A equipe percorreu um longo caminho, mas meus três anos foram fantásticos, desde a ProTeam até o WorldTour, e realmente sinto que contribuí para isso”, acrescentou Cort.
O ciclista explicou que a decisão de parar não está relacionada ao desempenho esportivo. “Ainda sinto que estou pedalando a 100%, mas estou nisso há muitos anos e é preciso sacrificar muita coisa para fazer parte disso. Eventualmente, você começa a se sentir pronto para parar”, explicou Cort .

“Poderei participar da Vuelta a España”
O dinamarquês espera encerrar sua carreira conquistando mais um grande resultado, seja vencendo uma etapa ou ajudando seu companheiro Tobias Johannessen no Tour de France. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para conseguir mais alguns bons resultados”.
“Seria absolutamente fantástico conseguir um bom resultado, ou ajudar o Tobias a alcançar um bom resultado. Também poderei participar da Vuelta a España, e uma vitória em um Grand Tour, seria a melhor forma de me despedir do ciclismo profissional.”
Antes de iniciar sua despedida nas estradas do Tour de France, Magnus Cort disputará o Campeonato Dinamarquês de Ciclismo de Estrada, neste domingo, 28.06. A Uno-X Mobility informou que, muito provavelmente, esta será a última prova da carreira do experiente ciclista em seu país natal.