Visma-Lease a Bike abandona revolucionário sistema que altera pressão dos pneus durante a Paris-Roubaix
A Visma-Lease a Bike informou ao canal britânico GCN que não utilizará o sistema ajustável de enchimento de pneus KAPS, na Paris-Roubaix deste ano.
Revolucionário sistema alterava a pressão dos pneus
Uma das principais novidades da edição de 2023 da Paris-Roubaix foi a utilização do sistema que inflavam os pneus, KAPS (Kinetic Air Pressure System) da HubTech, que permitia aos ciclistas ajustar a pressão dos pneus em tempo real.
Como o percurso da Paris-Roubaix combina trechos de asfalto liso com alguns dos setores de pavé mais desafiadores da região, é difícil manter a pressão ideal dos pneus para todas as partes da corrida.
O sistema KAPS possibilitava aos ciclistas diminuir a pressão dos pneus enquanto se deslocavam entre os trechos de pavé que caracterizam a corrida, para depois aumentá-la, proporcionando assim melhor tração, aderência e conforto sobre o terreno pavimentado.
Ciclista controlava pelo guidão a pressão dos pneus
O sistema usava uma pequena bomba que era alimentada pelo movimento cinético da roda para permitir que os pilotos diminuíssem ou aumentassem a pressão dos pneus depois que uma válvula de controle controlava o ar ao pressionar um controle remoto montado no guidão.
Não ficou claro após a edição da temporada passada do ‘Inferno do Norte’ quão eficaz o sistema KAPS provou ser para a então Jumbo-Visma, no entanto, antes da edição deste ano, a equipe revelou que o sistema não será usado.