Volta a Portugal: Colin Stüssi vence 1ª etapa, confira os resultados, a Classificação Geral e assista a chegada
O ciclista suíço Colin Stüssi (Team Vorarlberg), venceu hoje a 1ª etapa da Volta a Portugal 2024. A etapa começou no Centro de Alto Rendimento em Sangalhos e terminou no Observatório de Vila Nova, Miranda do Corvo, em um percurso de 158,2 km. Stüssi cruzou a linha de chegada em um voo solo, assumindo a liderança da Classificação Geral.
Fuga Inicial e Primeiras Tentativas
A corrida começou com uma fuga logo no 7º quilômetro sete, protagonizada por Raul Rota(Rádio Popular-Paredes-Boavista). Pouco depois, Samuel Boardman (Project Echelon Racing) e Unai Esparza (Illes Balears Arabay Cycling) juntaram-se a ele, formando um trio que chegou a abrir mais de cinco minutos de vantagem, especialmente após o pelotão ser retardado por uma passagem de nível.
A Subida ao Senhor da Serra
A subida de segunda categoria para o Senhor da Serra marcou a aproximação do pelotão, mas Raul Rota ainda conseguiu passar em primeiro na contagem de montanha, a menos de 25 quilômetros do final. Apesar de ter iniciado a subida final isolado, Rota não conseguiu manter a liderança diante da força do pelotão.
Decisão na Subida Final
Frederico Figueiredo, da Sabgal-Anicolor, controlou o ritmo durante metade da subida, com o pelotão ainda numeroso. Insatisfeito com o ritmo, Jonathan Caicedo (Petrolike) foi o primeiro a atacar, a 4,5 quilômetros do final.
Colin Stüssi respondeu rapidamente, seguido por Mauricio Moreira (Sabgal-Anicolor), que tentou fechar o espaço. No entanto, Stüssi explorou a situação e lançou um ataque decisivo, isolando-se a 4 quilômetros da meta e não sendo mais alcançado.
Classificação e Destaques
A subida final, com rampas agressivas e vento forte, causou mudanças na posição dos perseguidores. António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) foi o segundo a cruzar a linha de chegada, 28 segundos atrás de Stüssi, seguido por Luís Fernandes (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) a 41 segundos.
Colin Stüssi lidera a classificação geral com 32 segundos de vantagem sobre António Carvalho e 58 segundos sobre Luís Fernandes.
Próxima Etapa
A segunda etapa em linha, que ocorrerá nesta sexta-feira, será um percurso de 164 km entre Santarém e Marvila, Lisboa, com uma previsão de uma chegada para sprinters.