Volta ao Algarve 2024: Gerben Thijssen bate o sprint e vence 1ª etapa, confira os resultados e assista a chegada
Gerben Thijssen é o primeiro líder da Volta ao Algarve 2024. Depois de uma etapa relativamente plana de mais de 200 quilõmetros até Lagos, em que o vento teve um papel significativo, o líder do Intermarché-Wanty foi o mais rápido do grupo sprint.
Thijssen venceu confortavelmente e encaminhou Marijn van den Berg ( EF Education-EasyPost ) e Jordi Meeus ( BORA-hansgrohe ) para o segundo e terceiro lugares.
Fuga do dia
Sete estavam na fuga do dia, sendo Tobias Bayer ( Alpecin-Deceuninck ) o único do WorldTour. Saiu com cinco portugueses e um argentino: Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense), Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios), Noah Campos (Kelly-Simoldes-UDO), César Fonte (Rádio Popular-Boavista), Gonçalo Amado ( Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Tomas Contte (Aviludo-Louletano).
Tobias Bayer aproveita o vento
No pelotão, Arkéa-B&B Hotels e Intermarché-Wanty assumiram a liderança, com uma diferença de não mais de quatro minutos. Na segunda subida do dia foi rápido demais para o fugitivo Campos, deixando seis na liderança. Bayer revelou-se claramente o mais forte ali, porque num trecho onde o vento soprava forte, o austríaco deixou para trás todos os seus companheiros de fuga.
Chegada em sprint
A aventura de Bayer também chegou ao fim, fazendo com que a etapa se transformasse no sprint em grupo previsto.
Foi uma final técnica, com até uma quebra no último km e o sprint ficou reduzido a cerca de 40 ciclistaspilotos. A liderança de Thijssen assumiu a liderança, mas o próprio ciclista ficou preso. Mesmo assim conseguiu encontrar uma brecha nos últimos 200 metros, para vencer em uma grande demonstração de força. Marijn van den Berg terminou em segundo, à frente de Jordi Meeus.
Graças à vitória na etapa, Thijssen é também o primeiro líder nesta etapa portuguesa da UCI ProSeries.
Assista a chegada
Confira os resultados da 1ª etapa da Volta ao Algarve
Em breve a Classificação Geral, com a inclusão dos bônus de tempo