Volta ao Algarve: Jonas Vingegaard vence Contrarrelógio e é campeão; confira os resultados e a chegada

Jonas Vingegaard venceu a Volta ao Algarve 2025. No contrarrelógio final de 19,6 km, com chegada no íngreme Alto do Malhão, o capitão da Visma-Lease a Bike confirmou sua superioridade e conquistou a vitória geral na competição.

A equipe ainda celebrou uma dobradinha no último dia de prova, com Wout van Aert terminando na 2º posição da etapa. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), completou o pódio da etapa.

Já na Classificação Final, Jonas Vingegaard subiu ao lugar mais alto, dividindo espaço com João Almeida (UAE Emirates-XRG) na 2ª posição e Laurens De Plus (INEOS) finalizando na 3ª posição.

A etapa

A Volta ao Algarve 2025 chegou ao seu momento decisivo neste domingo, com a quinta e última etapa da competição. O tradicional e desafiador Alto do Malhão foi novamente o palco final da corrida.

No entanto, nesta edição, a etapa apresentou uma novidade significativa: o trecho final foi disputado em um Contrarrelógio, com partida em Salir e percurso total de 19,6 km, que iniciou às 13h 31min, com o português Pedro Andrade (FEIRENSE – BEECELER).

girodociclismo.com.br volta ao algarve horarios das largadas do contrarrelogio confira a ordem de saida completa image 4

O tempo a ser batido

O início do contrarrelógio foi dominado pelos especialistas da disciplina, com Filippo Ganna (INEOS) e Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) entre os favoritos. O belga, optando por uma troca de bicicleta na parte inferior da subida final, registrou um tempo impressionante de 28 min 36 seg, com média de 41,1 km/h.

Ele ficou 27 segundos à frente do surpreendente Jakob Söderqvist e venceu Ganna por 40 segundos, estabelecendo a marca que poderia definir a competição.

girodociclismo.com.br image image 429
Wout Van Aert acelera forte

Candidatos ao título descem a rampa

O verdadeiro desafio começou quando os principais candidatos ao título entraram na disputa. Antonio Tiberi chegou perto do tempo de Van Aert, mas ficou 03 segundos atrás.

Enquanto isso, Primož Roglič e Jonas Vingegaard estavam na estrada, e o dinamarquês mostrou sua força desde o primeiro ponto intermediário, sendo 26 segundos mais rápido que seu ex-companheiro de equipe.

girodociclismo.com.br volta ao algarve jonas vingegaard vence contrarrelogio e e campeao confira os resultados e a chegada image 2

No sopé da subida final, a vantagem de Vingegaard sobre Roglic já era de impressionantes 52 segundos.

Com um contrarrelógio impecável, o dinamarquês da Visma-Lease a Bike não só recuperou o tempo necessário, como ampliou sua liderança.

Optando por permanecer na bicicleta de Contrarrelógio até o final, ele cruzou a linha de chegada em 28 minutos e 25 segundos, 11 segundos à frente de Van Aert. Roglic, apesar de uma boa performance na subida, acabou perdendo 49 segundos para Vingegaard na chegada, terminando na 12ª posição.

João Almeida na pista

O português João Almeida (UAE Emirates-XRG) não estava em um bom dia neste domingo. O ciclista de Caldas da Rainha adotou a estratégia de fazer sua prova de forma cautelosa, guardando sua energia para o final da Montanha

Assim, na 2ª parcial de tempo, Almeida registrou somente o 21º melhor tempo. A expectativa estava para o final da prova, e João realmente acelerou, ultrapassando uma série de ciclistas. Entretanto, não foi suficiente e João terminou a etapa na 6ª colocação, 31 segundos após o vencedor. Com o resultado João garantiu o 2º lugar na Classificação Geral da Competição.

girodociclismo.com.br volta ao algarve jonas vingegaard vence contrarrelogio e e campeao confira os resultados e a chegada image 6

António Morgado

O campeão português de contrarrelógio realizava uma boa prova até a parte em que Alto do Malhão se mostra, por completo, neste trecho, os especialistas em escaladas fizeram a diferença e Morgado finalizou sua prova na 28ª posição, 1min 21 seg após Jonas Vingegaard.

girodociclismo.com.br volta ao algarve jonas vingegaard vence contrarrelogio e e campeao confira os resultados e a chegada image 4

O pódio final da Volta ao Algarve 2025

Para Jan Christen, o então líder da Classificação Geral, a subida final foi um verdadeiro teste de resistência, resultando em uma perda de mais de um minuto e sua consequente queda na classificação.

No desfecho da Volta ao Algarve 2025, Jonas Vingegaard sagrou-se campeão, acompanhado por João Almeida em segundo lugar e Laurens De Plus na terceira posição. Esta vitória marca a primeira conquista do dinamarquês na competição, consolidando sua força na temporada.

Assista a chegada de Jonas Vingegaard

Confira todos os resultados da Volta ao Algarve 2025

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.