Em uma etapa considerada curta, de apenas 124km, a prova promete grandes emoções, graças ao final explosivo, em um lugar mítico para o mundo do ciclismo profissional.
A ascensão mais difícil das Astúrias, que é considerada para muitos, a mais difícil do World Tour, está presente na Vuelta a España 2023. O Altu de L’Angliru esteve presente na última vez em 2017, onde Alberto Contador realizou seu último show, vencendo a etapa e encerrando uma vitoriosa carreira.
Durante a etapa, antes da ascensão final, os ciclistas deverão enfrentar duas subidas, que estão longe do que poderíamos chamar de fáceis. O Alto de la Colladiella já será um teste, com 7,8 km a 7,1%. E o Alto del Cordal, ainda mais difícil, com uma média de 9,2% em uma distância de 5,4 km.
E, por fim, o Altu de L’Angliru, com 12,5 quilômetros que vão de 340 a 1.575 metros de altitude, 10,1% de inclinação média. Durante a primeira parte, a subida apresenta aclives de até 11,2%. Nos últimos seis quilômetros torna-se extremamente difícil.
A parte mais difícil é a chamada, Cueña las Cabres, onde a inclinação sobe para impressionantes 23,5%. Depois disto ainda faltam alguns quilômetros até ao topo, após os quais na fase final há uma curta descida em direção à meta de chegada.
17ª Etapa (13.09) Ribadesella – Alto de L’Angliru (124,4 km)