Vuelta a Múrcia: Ben O’connor vence após ataque fulminante na última ascensão, confira os resultados e assista a chegada
A Vuelta a Murcia foi vencida por Ben O’Connor. O australiano da Decathlon AG2R La Mondiale deixou Tim Wellens para trás na última subida do dia. Jan Tratnik ainda ficou em segundo lugar, com Wellens finalizando na terceira posição do dia.
Primeira parte da prova plana
A primeira parte da Vuelta a Murcia, com 198 km de extensão, foi bastante plana, mas na parte intermediária os ciclistas encontraram duas grandes dificuldades. Primeiro o Alto de Aledo (6,5 km a 4,8%), seguido pelo Alto Collado Bermejo (7,2 km a 7,1%). A final incluiu também o Alto Cresta del Gallo (4,3 km a 6,5%). Do topo daquela última subida faltavam ainda treze quilómetros para a chegada em Múrcia.
Uma fuga com nove ciclistas se formou inicialmente e permaneceu unida até o Collado Bermejo. À medida que o grupo começou a se desfazer, um grupo de seis ciclistas que incluía Sepp Kuss, Daniel Martinez, Ben O’Connor e Tim Wellens atacou o pelotão principal e começou a perseguir os líderes. Com 85 km ainda por correr, conseguiram alcançar o grupo da frente.
Perseguição ao líder
Um segundo grupo de perseguição, que incluía nomes notáveis como Rafal Majka, Will Barta, Steff Cras e Sergio Higuita, ficou um pouco preso em terra de ninguém neste ponto, a dois minutos dos líderes e cerca de um minuto e meio do pelotão.
Com três dos seus membros no grupo líder de 11 ciclistas, a equipe Decathlon AG2R La Mondiale estava fazendo grande parte do trabalho na frente da corrida.
Confira a Decathlon AG2R La Mondiale na frente do pelotão
Luta até a linha de chegada
Com ventos cruzados ameaçando causar ainda mais danos ao pelotão, os líderes ainda mantinham uma vantagem de 1:20 entrando nos últimos 50 km.
Ben O’Connor e Tim Wellens então decidiram que com pouco mais de 40 km para o fim, tinham tido o suficiente de estar em um grupo, e atacaram claramente a fuga, construindo rapidamente sua vantagem para mais de meio minuto.
Ao chegarem à última subida do dia, o Alto Cresta del Gallo, a vantagem deles era de 1:35 sobre o pelotão.
Ataque final de O’Connor
Dos dois, O’Connor é o escalador mais conhecido e com um pouco mais de 13 km para o fim, o ciclista da Decathlon AG2R La Mondiale fez uso das suas habilidades de escalador, atacando Wellens e avançando solo. Enquanto isso, Jan Tratnik do grupo de perseguição estava fazendo o seu melhor para fechar a lacuna.
Quando O’Connor começou a descer para a linha de chegada, ele tinha cerca de 12 segundos de vantagem sobre Wellens, com Tratnik perseguindo a 40 segundos.
Na descida e depois no final plano, simplesmente não houve como alcançar O’Connor apesar dos melhores esforços dos perseguidores, permitindo que o australiano pudesse saborear a vitória. Na disputa atrás, Tratnik prevaleceu sobre Wellens para conquistar o segundo lugar.