Wout Van Aert com abordagem diferente de treino, com menos quilometragem; confira o que mudará, visando o Tour de Flanders e Paris-Roubaix
Nas próximas semanas na Espanha, Wout van Aert aumentará fortemente sua condição física. Três semanas de treinos, com a competição de Ciclocross em Benidorm em meio a eles. Van Aert iniciou definitivamente a busca por um primeiro monumento de paralelepípedos. Sua preparação para o Tour de Flanders e Paris-Roubaix é um pouco diferente do normal.
Treinos na Espanha
O Hotel Bonalba em Mutxamel, Espanha, é onde os ciclistas da Visma-Lease a Bike residirão, nas próximas semanas. Na tarde desta segunda-feira, Van Aert completou um curto treino, de pouco menos de uma hora nas estradas espanholas. Só para esticar as pernas depois do voo para Alicante.
A partir de terça-feira ele aumentará o número de horas de treino. A partir de agora, o foco estará cada vez mais no Tour de Flandres e Paris-Roubaix. Ele quer aumentar suas chances de vencer este ano ajustando um pouco sua preparação.
“Ano passado foi um pouco demais para mim”
“Depois de um fim de semana de descanso, para digerir o difícil bloco de competições, do período de Natal, estarei trabalhando na Espanha durante três semanas, com o Ciclocross de Benidorm no meio”, revelou Van Aert após o X2O Trophy Koksijde.
Aquele fim de semana de descanso é um aspecto novo na sua preparação. “No ano passado continuei correndo até o Training Camp e depois descobri que era um pouco demais para mim. Daí a pequena pausa. Isso também garante que eu dê um passo à frente em meu condicionamento. Isso é certamente mensurável e também analisaremos isso.”
Abordagem diferente
Uma abordagem um pouco diferente do ano passado. Van Aert postou um total de pouco mais de 600 km no Strava, durante o mesmo período de 14 dias, cerca de 20% menos. O que é ainda diferente é que desta vez, ele completou dois treinos de mais de 4 horas e 150 quilômetros. No ano passado o seu treino mais longo no período de Natal, foi de 110 quilômetros e cerca de 3 horas.
Van Aert ficará com seus companheiros em Mutxamel até 19 de janeiro. Vingegaard, Kuss e Uijtdebroeks, entre outros, também estarão lá. Ele adicionará muitos quilômetros ao seu treinamento. Principalmente treinamento de resistência, com sessões intervaladas eventualmente. Algumas vezes também fará exercícios de força e no dia 21 de janeiro, irá competir no Ciclocross em Benidorm. “Eu queria fazer isso sozinho e isso se encaixa perfeitamente na minha agenda”, disse Van Aert.
Primeira competição acontecerá em período inédito
Após o Ciclocross em Benidorm, Van Aert ficará mais uma semana sozinho na Espanha, para o próximo bloco de treinamentos. Após isso, ele retornará à Bélgica para iniciar oficialmente sua temporada de estrada, na Clássica de Almeria, em 11 de fevereiro. Uma corrida que ele nunca participou antes.
Nos últimos anos, Van Aert começou sua temporada de estrada com a Omloop het Nieuwsblad ou a Strade Bianche. Ele nunca participou de uma corrida de estrada, antes de 26 de fevereiro, em sua carreira. No ano passado ainda mais tarde, na Tirreno Adriatico, que só começou no dia 6 de março. Depois da Clásica Almeria, seguem-se a Clásica Jaén e a Volta ao Algarve, todas até meados de Fevereiro.