Tubarão de Messina, Il Pirata, Spartacus, Conheça os apelidos de algumas lendas do ciclismo mundial e suas origens
Alguns dos maiores campeões do ciclismo possuem um apelido adequado pelas suas conquistas épicas. Sempre há um significado, por trás desses apelidos e o site holandês Wieler Revue, listou alguns desses ciclistas, com seus apelidos e os seus respectivos significados.
Vincenzo Nibali – O Tubarão de Messina
O italiano, nascido em Messina, na costa Siciliana, tem todos os Grand Tours e dois monumentos em seu nome. Cada vez que ele atacava com seu estilo característico: como um tubarão, Nibali esperava silenciosamente pelo seu momento e então atacava impiedosamente quando a estrada estava mais íngreme. Suas façanhas lhe renderam o apelido de “Tubarão de Messina”.
Mario Cipollini – Il Re Leone (O Rei Leão)
Um dos maiores velocistas da história do ciclismo, deve seu apelido à sua aparência carismática. O italiano também é chamado de Cipo, Lindo Mario e Super Mario.
Marco Pantani – Il Pirata
Considerado um mito italiano, suas performances fizeram dele uma das figuras mais marcantes da história do ciclismo. Seu apelido de ‘o pirata’ deriva de seu estilo marcante na bicicleta, com bandana na cabeça e a utilização de brincos.
Paolo Savoldelli – Il Falco (o falcão)
O duas vezes vencedor do Giro conseguia subir muito rapidamente, mas deve seu apelido às suas habilidades de descida igualmente superiores.
Fabian Cancellara – Spartacus
O suíço poderia atacar seus oponentes com tanta força, que acabou pro receber o nome do gladiador romano Spartacus, com quem também tem semelhanças em termos físicos.
Alberto Contador – El Pistolero (O Atirador)
O 2x Campeão do Tour de France e 3x campeão da Vuelta a España também recebeu um apelido interessante. ‘El Pistolero’ refere-se aos ataques completamente inesperados que ele realizava. O espanhol também costumava repetir o gesto, durante suas muitas vitórias.
Tony Martin – O Panzerwagen
Tony Martin foi capaz de desenvolver e manter uma potência tão terrível em sua bicicleta de Contrarrelógio que recebeu o nome do temido veículo militar alemão.
Laurent Fignon – Le Professeur
A lenda do ciclismo francês Laurenet Fignon não deve seu apelido à sua impressionante lista de honras, mas à sua marcante aparição no pelotão. Ele sempre usava seus óculos característicos durante a corrida.
[…] Winner: Paolo Savoldelli, riding for the Discovery Channel team, emerged as the overall winner of the 2005 Giro […]