Surpresa na África, melhor ciclista africano é Henok Mulubrhan e não Biniam Girmay
Henok Mulubrhan da Eritreia foi eleito o melhor ciclista africano de 2023. Nos últimos três anos, o título foi para seu companheiro, que agora terminou em segundo, Biniam Girmay.
Mulubrhan, de 24 anos, venceu duas corridas por etapas no ano passado: o Tour du Rwanda em fevereiro e o Tour of Qinghai Lake em julho. Ele também venceu duas etapas no Tour du Rwanda, enquanto venceu uma etapa no Tour chinês. Ele também se tornou campeão africano de estrada e terminou em terceiro no Giro dell’Appennino.
Em 2023, Mulubrhan correu com as cores do Green Project-Bardiani CSF-Faizanè, mas a partir do próximo ano ele competirá pela Astana Qazaqstan Team. Ele assinou um contrato de dois anos com a formação cazaque.
Girmay terminou em segundo lugar este ano, na eleição de melhor ciclista africano do ano, depois de três vitórias consecutivas. O eritreu da Intermarché-Circus-Wanty não conseguiu continuar a sua melhor temporada de 2022 em 2023, embora tenha registado duas boas vitórias. No início da temporada, ele derrotou Olav Kooij na etapa de abertura do Tour de Valência e em junho foi o mais rápido na segunda etapa do Tour de Suisse vencendo Arnaud Démare e Wout Van Aert. No Tour de France ele terminou em terceiro na etapa de Bordeaux.