Mathieu van der Poel está em ótimas condições. O campeão mundial da Alpecin-Deceuninck, de 28 anos, realizou somente 10 treinamentos específicos de Ciclocross, no entanto, ele mostrou uma dominância poucas vezes vista no esporte, no Exact Cross, em Mol. Havia 61 ciclistas na largada, mas apenas dez chegaram ao final.
Regra específica do ciclocross
No ciclocross existe a regra dos 80%. Isso significa que os organizadores removem da corrida, os ciclistas que estão a mais de 80% atrás do líder da corrida. Como resultado, nada menos que 51 participantes foram “desclassificados” por Van der Poel, o que significa que uma desistência aparece atrás de 51 nomes na folha de resultados. No entanto, eles mantiveram seu lugar, quando foram retirados da competição.
Pista curta ajudou a diversas desclassificações
Uma circunstância atenuante para os ciclistas que não conseguiram completar a corrida é a volta relativamente curta em Mol. Muitas voltas foram completadas em menos de seis minutos, o que significa que um intervalo de cerca de quatro minutos e cinquenta segundos após a passagem de Van der Poel foi suficiente para ter que abandonar a corrida com base na regra dos 80%. O número dois Wout van Aert chegou ao final em um minuto e dezesete segundos.
Tom Meeusen terminou em décimo e último com exatamente cinco minutos e meio no Zilvermeercross 2023. O piloto de estrada Florian Vermeersch da Lotto Dstny , por exemplo, terminou em décimo segundo, mas não terá tempo para seu nome.
Confira os resultados:
[…] Mathieu van der Poel está em ótimas condições. O campeão mundial da Alpecin-Deceuninck, de 28 anos, realizou somente 10 treinamentos… Fonte: R7 – Esportes […]