Miguel Ángel López foi impedido de competir no campeonato nacional colombiano, devido a uma suspensão provisória imposta pela UCI, relacionada a sua suposta associação com o Dr. Marcos Maynar na Operação espanhola Ilex, que o relaciona ao doping.
Mesmo assim, ele expressou sua indignação à Federação Colombiana de Ciclismo através do Instagram, por não incluí-lo nos recentes campeonatos nacionais. Na última quinta-feira, Daniel Martínez conquistou a medalha de ouro no Contrarrelógio, sucedendo a López, que havia vencido em 2023.
“Neste momento, sinto falta de estar na linha de partida do campeonato. Estava muito esperançoso em pelo menos estar entre os campeões de 2023. Mas, surpresa, obrigado Fedeciclismo.”
O futuro de Miguel Angel Lopez no ciclismo dependerá da sentença que será proferida na Espanha em relação à Operação Ilex e ao seu suposto envolvimento. A UCI possui evidências da sua culpa, obtidas pela Guardia Civil espanhola, o que o impediu de competir há alguns meses, embora sua punição ainda não seja definitiva. Ele enfrenta uma suspensão de 4 anos, o que muito provavelmente significará o fim da sua carreira.