A SRAM acaba de anunciar um recall de alavancas AXS vendidas até 1 de julho de 2023. O recall afeta todos os quatro grupos AXS: Red, Force, Rival e Apex. Em uma nota no site da Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor dos EUA (CPSC), a marca ressalta que “os consumidores devem parar imediatamente de usar as alavancas de freio SRAM em recall e inspecionar suas alavancas quanto à firmeza”.
Problemas Relacionados à Insegurança
O problema está associado aos parafusos. Mesmo que estejam corretamente apertados, eles podem não fornecer a força de aperto adequada para o manete no guidão. A SRAM alertou que esta questão poderia causar um “acidente resultando em ferimento”, pois as alavancas podem se mover livremente no guidão, o que pode fazer com que os ciclistas percam o controle.
“Se a alavanca de mudança não estiver devidamente apertada no guidão, ela pode escorregar ou se mover ao tentar dirigir a bicicleta ou ao passar por um obstáculo; isso pode levar a uma perda de controle e/ou acidente resultando em danos”, detalha a SRAM.
Inspeção e Reparo Gratuitos
A SRAM divulgou um post no Instagram detalhando como os clientes podem inspecionar suas alavancas do mercado para ver se elas estão afetadas por este problema. A empresa também afirmou que, para clientes que tiverem alavancas com este problema, ou para ciclistas que não tenham certeza, uma inspeção gratuita e a substituição do parafuso serão realizadas sem custo em revendedores SRAM registrados.
Confira o vídeo
Na descrição do vídeo instrutivo é apresentado um passo a passo que os clientes devem seguir para determinar se suas alavancas estão em risco. “Verifique a firmeza da instalação da alavanca de mudança-freio aplicando uma leve pressão ao corpo da alavanca de mudança, empurrando em direção ao centro do guidão da bicicleta”.
“Se o manete de mudança-freio girar ou escorregar quando você aplicar a leve pressão, aperte o parafuso do grampo da alavanca do corpo usando uma chave de torque a 6 Newton-metros. Se o problema ainda persistir, uma substituição do parafuso do grampo é necessária, o que será feito gratuitamente em um revendedor SRAM.
“Se seu manete não girar ou escorregar quando você aplicar uma leve pressão, não é necessária nenhuma ação adicional.”
Este é o recall de grandes proporções mais recente na indústria, com a Shimano também emitindo um recall de mais de 700.000 pedivelas Hollowtech II no ano passado.