Mathieu van der Poel conquista seu sexto título mundial de Ciclocross; confira os resultados completos e assista a chegada
Na tarde deste domingo, 4 de fevereiro, Mathieu van der Poel, em uma apresentação perfeita, triunfou mais uma vez e venceu seu sexto título mundial de Ciclocross. O holandês largou seus adversários já na primeira volta, aumentando gradativamente sua vantagem e cruzando a linha de chegada como líder indiscutível após uma hora de competição.
A absoluta dominância de Van der Poel
Nos últimos meses, Van der Poel foi praticamente imbatível no circuíto de Ciclocross. Seu domínio esmagador o estabeleceu como o favorito incontestável para o campeonato mundial em Tábor, mesmo com as ausências de Wout van Aert e Tom Pidcock.
O atual campeão não deixou a menor dúvida desde o início da corrida. Van der Poel foi o primeiro a acelerar. Niels Vandeputte, seu companheiro de equipe na Alpecin-Deceuninck, foi o único que conseguiu inicialmente acompanhá-lo. Joris Nieuwenhuis ficou sozinho em terceiro lugar, seguido de perto por Eli Iserbyt, Ryan Kamp e Michael Vanthourenhout.
Van der Poel assume a prova, após 4 minutos da largada
Apenas quatro minutos após o início da corrida, Van der Poel assume o comando e deixa seus concorrentes para trás. Apesar de Nieuwenhuis ter conseguido ultrapassar Vandeputte, o Campeão Holandês não conseguiu diminuir a diferença considerável que o separava do líder da competição.
Mesmo assim, Nieuwenhuis estancou a vantagem de Van der Poel em oito segundos no final da primeira rodada. Neste ponto, Clément Venturini já havia avançado para a terceira posição, apenas 24 segundos atrás de Van der Poel.
Van der Poel mantém a liderança
A diferença entre Van der Poel e Nieuwenhuis continuou crescendo em ritmo constante ao longo da corrida. Na metade da competição, Mathieu Van der Poel estava mais de 30 segundos à frente do segundo lugar.
A última volta foi tranquila para Van der Poel, que pôde celebrar seu sexto título mundial com bastante calma. Atrás dele, Nieuwenhuis ainda teve que dar tudo de si para garantir a segunda posição, já que Vanthourenhout estava começando a última rodada apenas 12 segundos atrás.
No entanto, o holandês manteve-se com soberania, assegurando a medalha de prata, enquanto Vanthourenhout ficou com o bronze.
Assista a chegada
Resultados do Campeonato Mundial de Ciclocross Tábor 2024