Há muito considerado um ciclista com potencial para Grand Tours, Daniel Martinez finalmente cumpriu essa promessa no Giro d’Italia de 2024, conquistando o primeiro pódio de sua carreira ao terminar em segundo lugar, atrás de um imbatível Tadej Pogacar, em Roma.
“Este é o meu primeiro pódio em um Grand Tour, e estou extremamente feliz e satisfeito com nossa conquista aqui. Sem dúvida, é um dos pontos altos da minha carreira até agora”, refletiu o colombiano de 28 anos em entrevista ao site oficial da BORA-hansgrohe na manhã seguinte à etapa final em Roma.
Sonho de criança
“Quando criança, sempre sonhei em subir ao pódio ou até mesmo vencer uma corrida desta magnitude. Alcançar este sonho é realmente especial.”
Sendo este o primeiro Grand Tour desde ingressou na BORA-hansgrohe, Martinez revela que ficou impressionado com a atmosfera dentro da equipe, durante as últimas três semanas, garantindo o segundo pódio da BORA no Giro, após a vitória de Jai Hindley em 2022.
“A atmosfera na equipe tem sido incrível; desde o staff até os ciclistas, todos deram o seu melhor nas últimas três semanas”, disse Martinez. “Este esforço coletivo e ambiente positivo foram cruciais para alcançarmos nossos resultados. A camaradagem e o apoio fizeram do meu primeiro Grand Tour com a equipe uma experiência gratificante.”
Martinez cumprimenta o público em Roma
Pódio contra ex companheiro de equipe
“O Giro d’Italia pode ser imprevisível, e cada dia apresenta seu próprio conjunto de desafios. Embora eu tenha garantido um lugar no pódio cedo, não considerei nada como garantido”, continuou o colombiano, que estava competindo contra o ex-companheiro de equipe do INEOS Grenadiers, Geraint Thomas, pela segunda colocação.
“Só quando cruzei a linha de chegada em Roma me permiti comemorar a conquista. A consistência foi fundamental, e mantivemos nosso foco e determinação ao longo da corrida.”
Sem Tour de France para Martinez
Ao contrário de seus rivais no Giro, Tadej Pogacar e Geraint Thomas, Daniel Martinez não tem planos de participar do Tour de France no próximo mês. Isso lhe permite descansar, relaxar e sentir o orgulho de ter terminado em segundo lugar em um Grand Tour. “Descansar depois de uma corrida tão intensa é fundamental para a recuperação”, conclui.
“Estou ansioso para passar bons momentos com minha família depois de ter estado ausente por tanto tempo. É importante equilibrar os compromissos profissionais com o tempo pessoal, e estou ansioso para aproveitar o tempo livre com eles.”