Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) venceu a 12ª etapa da Vuelta a España em mais um sucesso da fuga inicial. Max Poole (DSM-firmenich PostNL) finalizou na 2ª colocação e Marc Soler (UAE Team Emirates) completou o pódio da etapa na 3ª posição.
A vitória de Castrillo apresentou um aspecto ainda mais emocionante emocionante, pois antes da largada a equipe anunciou o falecimento do fundador da equipe, Manola Azcona, aos 71 anos.
A etapa
A 12ª etapa da Vuelta apresentava um curto percurso, com apenas de 137 km. Com uma subida final em direção a Montana de Manzaneda (15,4 km a 4,7%), que não chegava a assustar, a fuga poderia ter uma oportunidade, antes das grandes montanhas que iniciam na sexta-feira.
A fuga do dia
Uma forte fuga caracterizou a etapa, com 10 ciclistas sendo autorizados pelo pelotão. Harold Tejada (Astana -Qazaqstan), Óscar Rodríguez e Jhonatan Narváez (INEOS), Louis Meintjes (Intermarché-Wanty), Max Poole (dsm-firmenich PostNL), Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Carlos Verona (Lidl-Trek), Marc Soler (UAE Team Emirates), Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) e Mauro Schmid (Jayco AlUla) chegaram a abrir uma vantagem próxima a 10 minutos.
Enquanto isso, o pelotão não demonstrava interesse em neutralizar a fuga, mantendo um ritmo constante, capitaneado pela Decathlon AG2R e Red Bull Bora hansgrohe, o que aumentava cada vez mais, as possibilidades de sucesso dos escapados.
Últimos quilômetros
Ao chegarem ao pé da ascensão final, a Estación de Montaña de Manzaneda, os escapados ainda tinham uma vantagem de oito minutos, o que parecia suficiente para se manterem à frente dos favoritos na subida final, que não era muito íngreme.
Após uma série de ataques e contra ataques, Pablo Castrillo lançou o ataque decisivo. Os outros escapados hesitaram por um instante, o que permitiu ao jovem de 23 anos abrir uma grande vantagem. Ele rapidamente ganhou meio minuto sobre o grupo perseguidor e seguiu em um voo solo até a chegada.
Max Poole terminou em segundo lugar, 8 segundos atrás de Castrillo, enquanto Marc Soler cruzou a linha em terceiro, 18 segundos após o vencedor. Foi necessário esperar mais de 6 minutos para a chegada dos ciclistas da classificação geral.
Não houve grandes disputas entre eles, e Mattias Skjelmose venceu o sprint do grupo de favoritos, que ainda contava com mais de vinte ciclistas.
Assista a chegada
Resultados da 12ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.