Campeonato Mundial Sub-23: alemão Niklas Behrens é Campeão Mundial, confira os resultados e a chegada
Niklas Behrens venceu o Campeonato Mundial de Estrada sub-23, nesta sexta-feira, após uma emocionante disputa contra o eslovaco Martin Svrček. O ciclista alemão de 1,95, derrotou Svrček no sprint final, conquistando o ouro.
O bronze ficou com o belga Alec Segaert, que atacou o grupo perseguidor para cruzar a linha de chegada na 3ª posição.
O percurso técnico e os primeiros ataques
Os ciclistas sub-23 competiram em um percurso de 174 km que começou em Uster e se desenvolveu em torno do Lago Greifensee, seguido de voltas pelo técnico circuito em Zurique.
No entanto, o pelotão os alcançou a 120 quilômetros da chegada, e a partir daí a prova começou a se intensificar, com novos ataques, com a dupla da UAE Team Emirates, Isaac Del Toro (México) e o português António Morgado, tentando romper o pelotão, mas sem sucesso.
Callum Thornley (Grã-Bretanha) e Artem Shmidt (EUA) também abriram vantagem, mas foram pegos na segunda volta.
O Ataque Solitário de Jan Christen
A 50 km para o final da prova, o suíço Jan Christen (UAE Team Emirates) lançou um ataque impressionante na decisiva subida da Zürichbergstrasse, escapando sozinho e mantendo uma vantagem significativa.
Giulio Pellizzari tentou persegui-lo, enquanto um grupo com cinco ciclistas belgas, incluindo Jarno Widar e Alec Segaert, formou-se na retaguarda. Eles trabalharam duro para diminuir a diferença e conseguiram alcançar Pellizzari, mas Christen ainda mantinha uma vantagem de 50 segundos na última volta.
No entanto, um ataque de Widar na última subida da Zürichbergstrasse reduziu a vantagem de Christen. Widar, junto com Svrček e Segaert, se separou do grupo principal. Segaert, então, se destacou dos demais e foi acompanhado por um grupo de ciclistas, incluindo Niklas Behrens e Isaac Del Toro.
O sprint final
Na última descida, Behrens e Svrček atacaram e se distanciaram de Segaert. A disputa pelo ouro ficou entre os dois ciclistas, e no sprint final Behrens levou a melhor, surpreendendo Svrček e garantindo o título mundial.
Svrček ficou com a prata, enquanto Segaert, que havia se juntado ao grupo de perseguidores, conseguiu se destacar e conquistou o bronze. Jan Christen, que liderou boa parte da corrida, terminou em quarto lugar.
Ciclistas portugueses no Mundial Sub-23
Portugal tinha cinco ciclistas na competição. Quatro completaram a prova, com António Morgado na melhor colocação, na 20ª posição.
Daniel Lima terminou na 22ª colocação, seguido por Lucas Lopes e Gonçalo Tavares nas 63ª e 70ª posições, respectivamente. O outro representante português, Alexandre Montez, não conseguiu finalizar a competição.
Brasil no Mundial Sub-23
O Brasil estava representado com 3 ciclistas, Andrey Braguini, Victor César de Paula e Otavio Augusto Gonzeli. No entanto, nenhum deles conseguiu terminar a prova.
Assista a chegada
@valterdohnert Niklas Behrens – Campeonato Mundial Sub-23
♬ original sound – valterdohnert