Jovem prodígio da Visma enfrentará Tadej Pogacar, norueguês é considerado o sucessor de Jonas Vingegaard
As expectativas são altas para Jørgen Nordhagen, jovem promessa da Visma-Lease a Bike. Considerado um dos grandes talentos em ascensão no ciclismo escandinavo, o norueguês de 20 anos já desperta atenção dentro da equipe.
Durante o Media Day da equipe em janeiro, a equipe holandesa destacou os objetivos de seus principais líderes e, surpreendentemente, incluiu Nordhagen na lista. Para a Visma, ele é visto como o sucessor de Jonas Vingegaard, ainda que a equipe tente moderar as expectativas em torno do jovem ciclista.
“Eu compartilho o quarto com Jonas, isso é bom para mim”
“Eu compartilho o quarto com Jonas, então sempre posso fazer perguntas a ele. Isso é bom para mim. Uma das primeiras coisas que conversamos foi como ele se sentiu quando se juntou à equipe”.
“Ele estava em uma situação parecida, então conversamos sobre isso. Em poucos anos, ele se tornou um dos melhores ciclistas de Classificação Geral do mundo”, revelou Nordhagen ao site holandês Indeleiderstrui.
Semelhanças com Jonas Vingegaard
As comparações entre os dois ciclistas são frequentes. Com 1,77 m de altura e 59 kg, Nordhagen tem uma estrutura física semelhante à de Vingegaard, que mede 1,75 m e pesa 58 kg. Além disso, ambos compartilham um perfil discreto e analítico, característico dos atletas do norte da Europa.
No entanto, Robbert de Groot, chefe de desenvolvimento da Visma-Lease a Bike, alerta para os riscos de criar expectativas irreais. “Temos que ter cuidado para não dizer: ‘Vamos apenas copiar Vingegaard'”, afirmou De Groot ao canal belga Sporza.
Nordhagen, por sua vez, tem uma trajetória diferente. Antes de ingressar definitivamente no ciclismo, ele era um talentoso esquiador cross-country, disciplina na qual se sagrou Campeão Mundial de Esqui Cross-Country. Foi esse diferencial que chamou a atenção de De Groot e da equipe, que enxergam nele um ciclista com uma grande capacidade fisiológica.
Contato com a Visma aos 16 anos
Desde cedo, Nordhagen teve contato com a Visma-Lease a Bike. “Quando eu tinha 16 anos e ainda pedalava com os novatos, tive minha primeira reunião curta no Zoom, com a Visma-Lease a Bike. Isso rapidamente levou a uma colaboração”, contou o norueguês ao jornal belga.
A equipe acredita que o jovem ciclista possui as qualidades necessárias para se tornar um competidor de destaque nos Grand Tours.
“Acreditamos que Jørgen tem as habilidades certas para se tornar um ciclista de GC. Certamente em um nível tático e socioemocional. Mas vamos levar o tempo que for preciso para ver se ele consegue atingir esse nível tão alto”, ponderou De Groot.
“Jørgen, está um pouco mais à frente nos Contrarrelógios”
Apesar das semelhanças, Nordhagen e Vingegaard tiveram trajetórias distintas. “Jonas entrou no time de uma forma diferente de Jørgen, que nós observamos conscientemente. Eles são treinados de uma maneira diferente”.
“Jonas tem qualidades muito especiais. Assim como Jørgen, que agora está talvez um pouco mais à frente nos Contrarrelógios do que Jonas estava naquela idade”, explicou De Groot.
O próprio Nordhagen tem metas ambiciosas e sonha em seguir os passos do compatriota dinamarquês. “O sonho é eventualmente assumir o papel de Jonas e alcançar os mesmos objetivos. Mas farei isso no meu próprio ritmo”, destacou o ciclista.
Confronto com Tadej Pogacar na Strade Bianche
A primeira etapa dessa jornada começa no final desta semana, no Muscat Classic (07.02) e no Tour de Oman (08.02). Logo depois, Nordhagen testará sua capacidade contra os melhores do mundo na Strade Bianche (08.03), onde terá a oportunidade de enfrentar Tadej Pogacar (UAE Team Emirates-XRG).
“Pogacar também estará na largada. Vou experimentar em primeira mão o quão duro é competir no mais alto nível. Seria bom disputar contra Pogacar um dia”, concluiu Nordhagen, demonstrando confiança no futuro.