Comentarista holandês faz declaração polêmica: “Mathieu Van der Poel supera os melhores escaladores em um ataque de 5 minutos”
Com a Paris-Roubaix e o Tour de Flandres já garantidos para Mathieu van der Poel em 2024, não é surpresa que o campeão mundial esteja em sua melhor forma. Agora, a questão é se ele pode completar um hat-trick e adicionar outro monumento à sua lista na Liège-Bastogne-Liège.
Comentarista holandês lembra que Van der Poel tem poucas corridas na temporada
Embora Tadej Pogacar possa começar como favorito, Thijs Zonneveld, ex-profissional que se tornou especialista em ciclismo holandês, acredita que esta pode ser a melhor chance de van der Poel. “Ele quase ganhou antes, então por que não agora?” Zonneveld pondera no podcast In het Wiel.
“Acho que é uma vantagem para ele ter disputado poucas corridas, treinado com mais frequência na Espanha e pode ser uma vantagem que haja menos competição com ele.”
Somente 6 dias de competições World Tour em 2024
Com apenas seis dias de corrida nesta temporada, van der Poel já acumulou vitórias no Tour de Flandres, Paris-Roubaix e E3 Saxo Classic. Além disso, desempenhou um papel crucial na vitória de seu companheiro de equipe Alpecin-Deceuninck, Jasper Philipsen, na Milano-Sanremo.
Superando os melhores escaladores
“Van der Poel demonstra consistentemente sua habilidade em corridas de um dia”, observa Zonneveld.
“Ele também é capaz de estabelecer um ritmo forte durante cinco minutos, o que o permite superar os melhores escaladores em 10 ou 20 segundos”, continua ele, analisando os dados.
“Não apenas seus valores de um e dois minutos são impressionantes, mas ele também deve conseguir manter o ritmo por cinco minutos. Os irmãos Roodhoodts (donos da Alpecin-Deceuninck) afirmam há anos que a Fleche Wallonne pode ser ainda melhor para ele”.
“Mesmo quando convertido em watts por quilograma. Ele tem tanto poder que consegue superar os desafios”, finaliza Thijs Zonneveld.