Tour of the Alps: resultados da última etapa com Juan Pedro López vencendo GC e Aurélien Paret-Peintre triunfando na etapa, assista a chegada
Juan Pedro López garantiu a vitória geral na Volta aos Alpes. A etapa final foi vencida por Aurélien Paret-Peintre, que venceu o sprint do reduzido pelotão. Antonio Tiberi e Valentin Paret-Peintre terminaram em segundo e terceiro na etapa final.
A quinta e última etapa da Volta aos Alpes, realizada com largada e chegada em Lovico Terme, proporcionou um espetáculo emocionante. Com os primeiros 50 quilômetros do percurso sendo relativamente planos, os ciclistas enfrentaram um desafio com a escalada dupla do Palù del Fersina, uma subida de 12,5 quilômetros a uma inclinação média de 6,1%.
INEOS Grenadiers no ataque
Apesar de sua distância relativamente curta, menos de 120 quilômetros, a etapa não proporcionou um voo tradicional, com os ciclistas da equipe INEOS tentando evitar isso enviando seus líderes para o ataque. No entanto, os esforços de Tobias Foss e Geraint Thomas não tiveram muito sucesso.
Thomas liderou o pelotão por um tempo, acompanhado por Hugh Carthy e Giulio Pellizzari, mas foi alcançado novamente no final da última subida.
Na fase final da corrida, a Bahrein-Victorious tentou dificultar as coisas para o líder Juan Pedro López. Primeiro, Antonio Tiberi atacou, mas foi trazido de volta pelo companheiro de equipe de López, Carlos Verona.
Pouco depois, Wout Poels assumiu a liderança, mas sua tentativa de fuga foi neutralizada pelo AG2R La Mondiale, que protegia o segundo lugar de Ben O’Connor. Poels conseguiu apenas uma vantagem de dezesseis segundos no topo do Palù del Fersina antes de recuar.
Último quilômetro com vários ataques
Na corrida pela vitória na etapa, Carlos Verona assumiu a liderança sem ser perturbado, enquanto vários ataques ocorreram no último quilômetro. Aurélien Paret-Peintre emergiu como o vencedor, seguido por Antonio Tiberi em segundo lugar e Valentin Paret-Peintre, irmão de Aurélien, em terceiro.
Juan Pedro López cruzou a linha em nono lugar, garantindo assim a vitória geral na Volta aos Alpes. Esta é a segunda vitória profissional para o espanhol de 26 anos. Ben O’Connor e Antonio Tiberi terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na classificação geral, completando o pódio desta emocionante corrida.