Jovem prodígio belga termina em 6º na etapa de montanha do Tour de Omã “o motor ainda precisa esquentar um pouco”
Cian Uijtdebroeks, uma das grandes esperanças da Bélgica para os Grand Tours, terminou na 6ª posição na primeira etapa de montanha do Tour de Omã. O jovem belga da Visma-Lease a Bike esteve na disputa pela vitória, durante grande parte da prova, mas acabou perdendo contato no quilômetro final.
Apesar disso, Uijtdebroeks, de apenas 21 anos, se mostrou tranquilo com o resultado. “Agora foram segundos (belga perdeu 16 segundos) de perda, na Green Mountain (etapa de quarta-feira) serão cerca de minutos”, disse ele ao WielerFlits.
“Tentei limitar os danos o máximo possível”
Nos últimos quilômetros da subida, Uijtdebroeks conseguiu acompanhar David Gaudu e Adam Yates sem grandes dificuldades. No entanto, nos 500 metros finais, precisou reduzir o ritmo e viu os dois adversários abrirem vantagem.
Enquanto Gaudu venceu a etapa ao superar Yates no sprint final, o belga perdeu algumas posições. “Eu me senti muito bem no começo da subida, mas o final foi um pouco forte demais para mim. Tentei limitar os danos o máximo possível”, explicou o jovem.

“O motor ainda precisa esquentar um pouco”
O belga reconheceu que o esforço foi intenso, especialmente em um final de etapa com vento a favor, o que tornou o trecho decisivo ainda mais explosivo.
“O que eu senti? Dor em todo lugar. E pernas que estavam bloqueadas. Um esforço tão explosivo é o mais difícil para mim, especialmente no calor. Já faz meio ano que não preciso me esforçar tanto. O motor precisa aquecer novamente e esta corrida é boa para isso.”
“Eu, pessoalmente, não consigo tirar muitas conclusões dessa etapa. As pernas não estão em ruínas e a condição está lá. E os meninos também me prepararam bem.”

“Expectativas para a etapa decisiva”
Com um desempenho sólido na etapa desta segunda-feira, Uijtdebroeks manteve suas expectativas altas para a etapa mais decisiva da competição, nesta quarta-feira: a subida de Green Mountain, (6 km com 10% de inclinação média). O ciclista acredita que a prova ainda está em aberto e que mudanças significativas podem ocorrer na classificação geral.
“Esse é, naturalmente, o esperado nesta competição. Hoje as perdas foram de segundos, as diferenças foram limitadas. Em Green Mountain, outros ciclistas também aparecerão e as perdas serão de minutos”, concluiu o jovem belga.
