Maxim van Gils bate UAE Emirates e vence 1ª etapa da Ruta del Sol, confira os resultados e assista a chegada
Maxim Van Gils (Red Bull Bora-hansgrohe) conquistou uma vitória impressionante na desafiadora etapa de abertura da Ruta del Sol.
O belga precisou enfrentar a vantagem numérica da UAE Emirates XRG nos momentos finais, mas mostrou força suficiente para superar Tim Wellens e Pavel Sivakov, dois ciclistas da equipe dos Emirados Árabes, que ficaram na 2ª e 3ª colocações. Com a vitória, Van Gils também assumiu a liderança da classificação geral da corrida espanhola.
A 1ª etapa da Volta a Andalucia-Ruta del Sol
A competição já começava com uma desafiadora 1ª etapa. Em 163 km, os ciclistas precisavam superar mais de 3.000 metros de altimetria, com nada menos que 5 subidas categorizadas, entre Torrox Costa e Cueva de Nerja.

A fuga do dia
Oito ciclistas iniciaram a prova na liderança e decidiram se aventurar cedo em uma fuga. Entre os escapados, estavam quatro espanhóis: Guillermo Thomas Silva (Caja Rural-Seguros RGA), Unai Iribar (Equipo Kern Pharma), Víctor de la Parte (Euskaltel-Euskadi) e Ander Okamika (Burgos Burpellet BH).
Junto a eles, seguiam os belgas Siebe Deweirdt (Team Flanders-Baloise) e Leander Van Hautegem (Wagner Bazin WB), o norueguês Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) e o francês Alan Jousseaume (TotalEnergies).

A vantagem do grupo chegou a cinco minutos, mas começou a cair na aproximação ao Alto de Canillas (6,7 km a 7%). Neste momento, a fuga se fragmentou, com Leknessund e Silva demonstrando ser os escaladores mais fortes. Enquanto isso, no pelotão, a seleção natural da subida reduzia o grupo principal e preparava o cenário para os ataques decisivos.
Pavel Sivakov ataca cedo
Pavel Sivakov (UAE Emirates-XRG), não esperou muito para se lançar ao ataque e ir em busca dos escapados. O francês rapidamente alcançou os fugitivos, mas encontrou dificuldades para encurtar a distância até Leknessund, que se manteve firme na liderança.
Mesmo com uma perseguição intensa, Leknessund resistiu por muito tempo. A 40 km da chegada, ainda mantinha uma vantagem de 30 segundos, enquanto o grupo dos favoritos vinha um minuto e meio atrás. Foi então que Tom Pidcock tentou se antecipar aos rivais, atacando antes da longa descida que precedia a última subida do dia, o Alto de Frigiliana.

Van Gils acelera e neutraliza os rivais
Pidcock acabou neutralizado e preferiu guardar energias para a escalada final de quase nove quilômetros. No entanto, quem assumiu o protagonismo foi Maxim Van Gils. Com uma arrancada forte, o belga se destacou dos principais adversários e rapidamente alcançou Sivakov. No entanto, a UAE Emirates XRG ainda possuía uma carta na manga: Tim Wellens.
Wellens, vencedor da classificação geral da Ruta del Sol em 2018, atacou e se juntou à disputa na ponta. Com dois representantes na frente, a UAE Emirates XRG parecia ter a vantagem numérica decisiva. No entanto, Van Gils se manteve atento e conseguiu responder a todos os movimentos da dupla rival.

Vitória em um duelo tático
Os três ciclistas ultrapassaram Leknessund e iniciaram a descida rumo à chegada, enquanto o primeiro grupo perseguidor – formado por Pidcock, Steff Cras, Tobias Halland Johannessen, Clément Berthet e Marc Soler – ainda tentava reduzir a diferença. No entanto, a vantagem dos líderes se manteve, e a disputa pela vitória se restringiu ao trio.

Van Gils teve que lidar com ataques constantes de Wellens e Sivakov nos quilômetros finais, mas mostrou resistência e inteligência tática.
O belga respondeu a todas as investidas e ainda encontrou forças para lançar seu próprio sprint nos últimos metros. Wellens tentou pressioná-lo até a linha de chegada, mas não conseguiu superá-lo. No grupo perseguidor Marc Soler ainda conseguiu se destacar, finalizando na 4ª posição, assim, a poderosa UAE Emirates,-XRG, apesar de não vencer, colocou 3 ciclistas entre os 5 primeiros.

Assista a chegada
#71RdS Maxim Van Gils (Red Bull-BORA-hansgrohe) se joue des UAE Team Emirates XRG et remporte la 1ère étape du Tour d'Andalousie devant… 3 coureurs de la formation émiratie ! #100VCA #RutaDelSol
— Cyclism'Actu (@cyclismactu) February 19, 2025
A suivre sur https://t.co/hItDtvxPXApic.twitter.com/Y59SA7QIoJ
Resultados da 1ª etapa da Volta a Andalucia-Ruta del Sol

Classificação Geral da Ruta del Sol
