Tour of the Alps inicia hoje, Geraint Thomas e grandes nomes confirmados, confira as informações da prova

Durante a semana do famoso tríptico nas Ardenas, um outro pelotão estará se preparando para o Giro d’Italia, que terá início em três semanas.

O Tour dos Alpes oferece a oportunidade ideal para os ciclistas do GC mostrarem suas habilidades de escalada, com cinco etapas desafiadoras pela paisagem austríaca e italiana.

A competição promete ser empolgante com a participação de Geraint Thomas, Hugh Carthy, Ben O’Oconnor, Wout Poels e Romain Bardet no início da corrida. O britânico Tao Geoghegan Hart foi o vencedor da edição de 2023.

girodociclismo.com.br tour of the alps inicia hoje geraint thomas e grandes nomes confirmados confira as informacoes da prova image 1

Percurso da prova

O Tour of the Alps começa nesta segunda-feira, 15 de abril, em Egna, e terminará na sexta-feira, 19 de abril em Levico Terme. No total, a semana reservará um total de cerca de 14.000 metros de ascensões em cinco dias pelos Alpes italianos e austríacos. A maioria deles está na etapa rainha para Borgo Valsugana, quando mais de 4.200 metros de altitude aguardam os ciclistas.

girodociclismo.com.br tour of the alps inicia hoje prova serve de preparacao final ao giro ditalia confira as informacoes da prova image 1

Confira todas as etapas

1ª Etapa (15.04): Egna – Kurtinig an der Weinstraße (133,3 km)

A primeira etapa do Tour of the Alps tem 133 quilômetros de extensão e três subidas categorizadas. Após 26 quilômetros planos, o pelotão chega à subida mais longa do dia. O Andalo tem 15,5 quilômetros de extensão e uma inclinação média de 5,1%, mas depois do topo ainda faltam aproximadamente 90 quilômetros para o final.

Depois deste primeiro obstáculo segue-se uma descida e um troço mais plano em direcção a duas subidas do Penon . Esta montanha é muito mais curta, com 4,4 quilômetros de extensão, mas tem uma inclinação média de pelo menos 9,4%. Portanto, é necessário um grande soco aqui! Depois dessa última subida ainda faltam 17 quilómetros para a meta. Ao longo do percurso, os pilotos têm a oportunidade de somar pontos em dois sprints intermediários.

Schermafbeelding 2024 04 11 153919

2ª Etapa (16.04): Salurn/Salorno – Stans (189,1 km)

A segunda etapa do Tour of the Alps, com 189 quilômetros de extensão, sai de Salorno, ainda na Itália, em direção à cidade de chegada de Stans, que fica na Áustria. Ao longo do caminho, os pilotos encontrarão a fronteira, bem como dois obstáculos categorizados. Depois, trata-se das subidas do Passo do Brenner (13,4 km a 3,0%) e do íngreme Gnadenwald (4,6 km a 7,4%)  na final.

A questão é quais homens rápidos podem sobreviver a esta última escalada do dia, para que possam correr para a vitória do dia. Além dos pontos na chegada, os velozes também podem somar pontos durante a etapa. Esses sprints intermediários estão localizados a 167 quilômetros e a 87 quilômetros da chegada.

Alps 2024 etappe 2 e1700575296289

3ª Etapa (17.04): Schwaz – Schwaz (124,8 km)

A terceira etapa de 124 quilômetros começa e termina em Schwaz, na Áustria, não muito longe de Stans, local de chegada de terça-feira. Através de uma corrida relativamente plana, com dois sprints intermediários, os ciclistas chegam a um percurso local na área de Schwaz.

Nesta volta local, as subidas do Weerberg (3,2 km a 9,5%) e do Pillberg (3,2 a 9,9%) desempenham um papel importante. Ambas as subidas íngremes são completadas duas vezes na final e garantem que a etapa tenha o caráter de um clássico das Ardenas. Os pilotos da classificação vão se esforçar ao máximo aqui ou vão guardar as pernas para quinta-feira?

E isso aconteceu no dia da Flèche Wallonne. Os tempos de início e chegada desta etapa foram ligeiramente adiantados, para que a final não colida com a da Flèche Wallonne.

Schermafbeelding 2024 04 11 161729

4ª Etapa (18.04): Leifers/Laives – Borgo Valsugana (141,3 km)

A quarta etapa pode ser chamada de etapa rainha. O pelotão regressou agora a Itália para uma etapa de montanha de 141 km, começando em Leifers/Laives. A etapa percorre várias subidas até a cidade de chegada de Borgo Valsugana.

Imediatamente após a largada os ciclistas começam a subir. Embora o Passo di San Lugano não seja uma subida categorizada, os ciclistas certamente sentirão esta subida. O mesmo se aplica ao Passo di Redebus após cerca de 50 quilômetros. A final da etapa inclui duas subidas de primeira categoria, o Passo del Compet (10,2 km a 8,1%) e o Passo del Vetriolo (9,3 km a 8,7%) . Aqui tudo deve ser feito pelos melhores jogadores.

Na fase final da prova os ciclistas também serão presenteados com o Colle San Marco (5,3 km a 7,1%) , onde a batalha pela vitória na etapa e pela classificação geral poderá chegar ao fim. Depois do topo são nove quilômetros de descida até a chegada em Borgo Valsugana. Neste momento, os ciclistas terão enfrentado mais de 4.200 metros de elevação.

Schermafbeelding 2024 04 11 163059

5ª etapa (19.04): Levico Termea – Levico Terme (118,6 km)

A etapa final de 118 quilômetros do Tour dos Alpes, de e para Levico Terme, conta com duas subidas de primeira categoria. O Palù del Fersina de 12,5 quilômetros, com desnível médio de 6,1%, é escalado duas vezes.

Depois da segunda e última subida ainda faltam 26 quilômetros para a chegada. A chegada em Levico Terme também é ligeiramente subida.

Schermafbeelding 2024 04 11 164436
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.