Participar do Unbound, um evento de 10 horas de bicicleta “Gravel” percorrendo 200 milhas em estradas de terra no Kansas, é uma experiência desafiadora e emocionante. O Unbound atrai muitos ex-profissionais da estrada que desejam testar suas habilidades e resistência em uma competição única.
O ciclismo em estradas de cascalho deixou de ser uma mera extravagância e se tornou uma disciplina permanente fascinante. Mathieu van der Poel já teve a experiência de competir na Copa do Mundo na Itália no ano passado, conquistando um honroso terceiro lugar. No entanto, o Unbound é considerado o Santo Graal das corridas de cascalho, uma partida desafiadora nas vastas pradarias do Kansas, nos Estados Unidos.
Os 320 quilômetros de estradas predominantemente de terra, conhecidas nos Estados Unidos como “cascalho”, atraem muitos (ex) profissionais para competir nos Estados Unidos, e não é surpresa que muitos holandeses também sejam atraídos por essa modalidade. No ano passado, o vencedor da corrida foi Ivar Slik, de 30 anos. Embora seja especialista em off-road, ele também teve uma carreira modesta no ciclismo de estrada. Em 2015 e 2016, ele competiu pela equipe Roompot, e em 2013, foi estagiário na Blanco, a sucessora de curta duração da equipe Rabobank.
Um dos pioneiros do ciclismo de cascalho holandês para o público em geral é Laurens ten Dam. Após sua aposentadoria como ciclista profissional de estrada em 2019, ele mergulhou imediatamente na cena do cascalho americano. Ten Dam e seu grupo são conhecidos como “The Dutch Mafia”. No ano passado, ele conquistou o terceiro lugar no Unbound, e desta vez ele está de volta para buscar mais um desafio.
É claro que muitos americanos também participam do Unbound. Um dos competidores será Alexey Vermeulen, ex-ciclista da equipe Jumbo-Visma, que ganhou destaque por sua incrível capacidade de superar desafios. Outro participante é Larry Warbasse, que recentemente completou o Giro d’Italia como membro da equipe AG2R. Sua experiência e habilidade no ciclismo de estrada certamente serão valiosas durante a competição.
Eles se juntam a seus compatriotas Alex Howes (anteriormente da EF Education-EasyPost no ano passado), Kiel Reijnen (Trek-Segafredo até 2021), Peter Stetina (Trek-Segafredo até 2019), Brent Bookwalter (há muito tempo na equipe BMC) e Ian Boswell (anteriormente da Katusha-Alpecin até 2019).
Além disso, o aventureiro australiano Lachlan Morton também estará presente (anteriormente da EF Education-EasyPost no ano passado), assim como seu compatriota Nathan Haas (anteriormente da Cofidis até 2021). Nicholas Roche irá defender a honra da Irlanda, tendo competido pela equipe DSM em 2021.
Após percorrer a lista de participantes, também encontramos o australiano Tasman Nankervis, de 27 anos, apesar de toda a presença dos holandeses. Embora não seja um ex-profissional conhecido, seu nome é bastante interessante! A corrida do Unbound terá início no sábado de manhã, às 5h50 (horário dos EUA), coincidindo com o nascer do sol.
Infelizmente, a prova não será transmitida pela TV, mas você certamente poderá encontrar mais informações sobre o evento em nosso site, até lá!