Primoz Roglic fala sobre estratégias para o Campeonato Mundial “há muitos cenários possíveis”

Primoz Roglic encontra-se em uma posição bastante confortável, com liberdade para atuar de maneira estratégica no Campeonato Mundial de Ciclismo. Wout van Aert não estará presente representando a Bélgica, e a Holanda, carece de um segundo verdadeiro líder, apostará tudo em Mathieu van der Poel.

Eslovênia com muita força no Mundial

Por outro lado, a Eslovênia surge como a grande força na competição, com os dois vencedores dos Grand Tours de 2024 e Tadej Pogacar sendo considerado o favorito. No entanto, Roglic aparece como um “líder sombra”, o que lhe dá maior flexibilidade para agir, caso seja necessário.

O ciclista esloveno, de 34 anos, demonstrou entusiasmo ao aceitar o desafio e comentou sua preparação em uma entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira.

girodociclismo.com.br primoz roglic fala sobre estrategias para o campeonato mundial ha muitos cenarios possiveis image 3
Tadej Pogacar e Primoz Roglic na coletiva de imprensa

O Retorno às Competições

O Campeonato Mundial de Contrarrelógio marcou o retorno de Roglič às competições após sua vitória na Vuelta a España no início de setembro. Mesmo sendo um dos favoritos, ele enfrentou dificuldades durante a prova, chegando a ser dobrado por Filippo Ganna.

girodociclismo.com.br image 2 19
Roglic durante o Mundial de Contrarrelógio

“Sinto-me bem antes da prova de estrada do Mundial. Como me sentirei depois de 250 quilômetros é outra questão. Provavelmente, me sentirei menos bem”, admitiu Roglic, com o seu tradicional bom humor.

Ele destacou que sua preparação foi focada em alcançar o melhor resultado possível. “Penso em como chegar no. Essa é a única coisa que posso fazer agora. Me preparando para estar lá no final. Correu tudo bem”, afirmou o esloveno, demonstrando confiança para a disputa.

Você pode nos dar uma ideia de estratégia para domingo?

No domingo, Roglic formará dupla com Tadej Pogacar, um dos ciclistas mais fortes da atualidade. Pogacar acredita que esta é a Eslovênia mais forte de todos os tempos em uma competição de ciclismo. Quando questionado sobre como os dois irão trabalhar juntos, Roglič respondeu com seu estilo característico e bem-humorado: “Você pode nos dar algumas ideias de estratégia para a equipe, no próximo domingo?”

Ainda brincando, Roglic afirmou que a tática será decisiva e que o verdadeiro plano de ação dependeria de seu treinador, Uros Murn, que logo entrou na conversa e rebateu: “Ah, mas eu não sou o chefe. Esses são os próprios Tadej e Primoz. Eu não me importo com quem ganha. Contanto que ganhemos.”

girodociclismo.com.br primoz roglic fala sobre estrategias para o campeonato mundial ha muitos cenarios possiveis image
Uros Murn (esq.) estava na coletiva com a dupla Tadej Pogacar e Primoz Roglic

“Há muitos cenários possíveis”

Com relação às suas expectativas, Roglic foi sincero. “Há muitos cenários que podem se tornar realidade, e a questão é como responderemos a eles. Quando olho para mim mesmo… Tadej vence todas aquelas corridas de um dia, então ele é um dos melhores do mundo nisso. Eu faço apenas algumas por ano, ou mesmo nenhuma”, admitiu, reconhecendo a diferença de experiência em corridas de um dia.

No entanto, Roglic entende o Campeonato Mundial como um grande desafio pessoal e de equipe. “Saber como faremos isso com nossos meninos é o essencial. Temos alguns nomes fortes no papel. Mas prefiro um desempenho forte na estrada. Essa é a coisa mais importante em qualquer cenário que surja”, concluiu Primoz Roglic.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.