Diretor do Tour de France: “Em 2024 teremos quatro grandes campeões, Pogacar, Vingegaard, Roglic e Evenepoel, em quatro equipes diferentes”

O diretor do Tour de France, Christian Prudhomme, expressou preocupação com a proposta de fusão da Jumbo-Visma e Soudal-QuickStep, temendo que Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel na mesma equipe pudesse impactar o espetáculo da corrida.

girodociclismo.com.br diretor do tour de france em 2024 teremos quatro grandes campeoes pogacar vingegaard roglic e evenepoel em quatro equipes diferentes image 3
Prudhomme prometeu um Tour 2024 inédito

No entanto, o colapso do plano, com a mudança de Primoz Roglic para a Bora-Hansgrohe, resultará na presença dos quatro principais candidatos ao Tour, competindo por equipes diferentes em 2024, o que acabou sendo elogiado pelo francês, em uma entrevista ao jornal espanhol AS.

Col du Galibier já na 4ª etapa

O Tour de 2024 apresentará uma rota nova que inclui uma passagem antecipada pelo Col du Galibier, já na 4ª etapa 4, mas Prudhomme minimizou a ideia de que a etapa poderia antecipar o final da competição, antes da chegada em Nice.

“Eu não acho. Temos sorte de ter ciclistas excepcionais, que atacam quando é esperado, mas também quando ninguém imagina”, disse Prudhomme. 

“Tadej Pogačar atacou na Champs-Elysées [em 2023]. Ele sabia que não iria vencer a geral, mas ainda estava tentando.

girodociclismo.com.br diretor do tour de france em 2024 teremos quatro grandes campeoes pogacar vingegaard roglic e evenepoel em quatro equipes diferentes image
Perfil da 4ª etapa do Tour de France 2024

Preocupação com a fusão da Jumbo-Visma e Soudal Quick-Step

“O que me preocupou um pouco, foram os rumores sobre a fusão da Jumbo e da Soudal, com Jonas e Remco na mesma equipe. Mas em vez disso, haverá quatro grandes campeões, Pogacar, Vingegaard, Roglic e Evenepoel, em quatro equipes diferentes, o que deverá ser um excelente Tour de France.”

Final inédito

Pela primeira vez na história, o Tour terminará fora da área de Paris, a fim de evitar um confronto com os Jogos Olímpicos, que começam em 26 de julho. O Tour de 2024 terminará em Nice, em 21 de julho.

O novo final apresenta um Contrarrelógio no último dia pela primeira vez, desde que Greg LeMond derrotou Laurent Fignon finalmente em 1989.

girodociclismo.com.br diretor do tour de france em 2024 teremos quatro grandes campeoes pogacar vingegaard roglic e evenepoel em quatro equipes diferentes image 1
Em 23 de julho de 1989, Laurent Fignon perdeu o Tour por 8 segundos durante a etapa final do Contrarrelógio na Champs-Élysées

O percurso de 34 km desde Mônaco é exigente, com os ciclistas a escalar La Turbie e o Col d’Èze a caminho da chegada à beira-mar na Promenade des Anglais.

Prudhomme reconheceu que seu cenário ideal, seria uma repetição do drama de última hora apresentado por Fignon e LeMond em 1989.

“Sonhamos com isso, obviamente, mas não sabemos qual será a realidade”, disse Prudhomme. “No passado recente, vimos que um Contrarrelógio no final do Tour pode mudar tudo, como em 2020 em La Planche des Belles Filles com Pogacar e Roglic.

girodociclismo.com.br diretor do tour de france em 2024 teremos quatro grandes campeoes pogacar vingegaard roglic e evenepoel em quatro equipes diferentes image 2
La Planche des Belles Filles com Pogacar vencendo o Tour de France 2020

“Será um Contrarrelógio difícil, com mais de 30 km de extensão e 700 metros de ascensão. É um dia para campeões. Para os campeões do Tour de France.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.