Egan Bernal volta a vencer após quase 4 anos, ciclista conquista título nacional por 7 segundos, confira os resultados
Egan Bernal (INEOS Grenadiers) viveu um momento especial nesta quinta-feira, ao conquistar sua primeira vitória em quase 4 anos. O colombiano, de 28 anos, sagrou-se Campeão Nacional de Contrarrelógio em Bucaramanga, superando Walter Vargas (Team Medellín-EPM) e seu companheiro de INEOS Grenadiers, Brandon Rivera.

Um longo percurso em Bucaramanga
Diferentemente da maioria dos países da Europa, os colombianos disputam os títulos nacionais no mês de janeiro, tanto no Contrarrelógio quanto na Estrada. A organização do campeonato estabeleceu um percurso de 42,2 km para a elite masculina, com largada e chegada em Bucaramanga, cidade localizada a quase 1.200 metros de altitude.
Muitos dos principais ciclistas colombianos já se encontram na Europa e, por isso, não participaram da competição em Bucaramanga. No entanto, Bernal estava presente e mostrou que ainda tem muito a oferecer à INEOS Grenadiers.
Egan Bernal takes 🇨🇴 National Championships ITT title, the first 🏆 since winning 🇮🇹 Giro d'Italia general classification in 2021. The greatest victory of all is the long road he has gone through successfully. Warms the heart to see the outcome. pic.twitter.com/8Q8libqlBV
— ammattipyöräily (@ammattipyoraily) February 6, 2025
Última vitória no WorldTour no Giro d’Italia 2021
O ciclista da INEOS Grenadiers brilhou nos primeiros anos de sua carreira, tornando-se um dos melhores escaladores do mundo e fazendo história ao vencer o Tour de France em 2019, tornando-se o primeiro colombiano a alcançar tal feito.
Em 2021, ele adicionou um 2º Grand Tour à sua lista de conquistas, o Giro d’Italia. No entanto, em 2022 ele sofreu uma grave queda durante um treino, seguida de uma longa e difícil reabilitação e retorno ao pelotão. Em 2024, Bernal já mostrava sinais de recuperação, com pódios na O Gran Camiño (3º) e no Volta a Catalunya (3º).
Assim, sua vitória no Campeonato Colombiano de Contrarrelógio é a primeira desde o Giro d’Italia de 2021 e pode representar um impulso importante para sua carreira.

Vitória por apenas 7 segundos
Bernal teve que lutar até o fim para garantir o título. Walter Vargas, especialista na modalidade e Campeão Nacional de Contrarrelógio em 2016, 2021 e 2023, ficou apenas 7 segundos atrás do colombiano.
Já Brandon Rivera, companheiro de Bernal na INEOS Grenadiers, terminou a prova com um atraso de 29 segundos, garantindo a medalha de bronze. Para Bernal, este é o 2º título nacional de contrarrelógio, repetindo o feito que alcançou em 2018.

Confira os resultados do Campeonato Colombiano de Contrarrelógio
