Ex-Campeão da Liège-Bastogne-Liège revela seu favorito “quando ele ataca, poucos são capazes de responder”
Na visão de muitos, a disputa principal do Liège-Bastogne-Liège deste domingo será entre Tadej Pogacar e Mathieu van der Poel. Philippe Gilbert, uma lenda das clássicas, acredita que isso dá clara vantagem a Pogacar.
Plano para a UAE Team Emirates
Como vencedor em 2011, Gilbert sabe o que é necessário para triunfar na Liège-Bastogne-Liège, e ele elaborou um plano claro para a UAE Team Emirates.
“Se eu fosse Pogacar, com uma equipe tão poderosa e suas habilidades como escalador, eu imporia um ritmo forte nas últimas sete ou oito subidas, onde a seleção ocorrerá naturalmente”, explica Gilbert. “Quando ele atacar, poucos serão capazes de responder.”
Mathieu Van der Poel com corpo muito musculoso, diz Gilbert
Embora muitos vejam Mathieu van der Poel, o campeão mundial, como o principal candidato a derrotar Pogacar, Gilbert não está certo de que o líder da Alpecin-Deceuninck tenha o físico adequado para competir com Pogacar nas subidas.
“Tenho a impressão de que ele ganhou peso nos últimos dois anos. Ele tem ombros e parte superior do corpo muito musculosos. Claramente, esse não é o perfil de um escalador”, analisa Gilbert. “No papel, tudo teria que estar perfeitamente alinhado para que ele pudesse vencer a Liège.”
“Eu diria que ele não é capaz, especialmente porque vem realizando grandes esforços em corridas com muita pressão da mídia”, continua Gilbert.
“Não é como se ele tivesse vencido um sprint de cinco homens, dividindo o esforço com outros ciclistas. Tanto no Tour de Flandres quanto na Paris-Roubaix, ele usou muita força. Se, depois de tanto esforço, ele tivesse descansado em Amstel para se concentrar na Liège, ele teria uma chance.”