João Almeida perde liderança da Volta a Valencia, Santiago Buitrago vence 4ª etapa e é líder, confira os resultados e a chegada
Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) venceu a 4ª etapa da Volta a la Comunitat Valenciana em uma etapa montanhosa que terminou em Portell de Morella. O colombiano superou todos os adversários no difícil último quilômetro, garantindo não apenas a etapa, mas também a liderança da competição. Jonathan Milan, cruzou a linha de chegada em segundo lugar, seguido pelo seu companheiro de Lidl-Trek, Jakob Söderqvist.
João Almeida (UAE Team Emirates-XRG), que iniciou o dia como líder, não conseguiu acompanhar o ritmo final, finalizando na 7ª posição, cedendo a camisa amarela, de líder para Buitrago.

A etapa
Apesar de a Etapa Rainha ter ocorrido na sexta-feira, o penúltimo dia da competição seguiria com dificuldades, nos seus 181km, entre Oropesa del Mar e Portell del Morella. O percurso incluia 4 subidas, entre elas o Alto de Chodos (10,8 km a 5,2%) e o Alto de Vistabella del Maestrat (6,2 km a 5,4%). Entretanto no final o último quilômetro ainda apresentava inclinações ao redor de 9%, que poderia definir a liderança.

A fuga do dia com mais de 8 minutos de vantagem
A etapa abriu com uma fuga protagonizada por três ciclistas: Hugo Houle (Israel-Premier Tech), Jon Agirre (Euskaltel-Euskadi) e Diego Uriarte (Kern Pharma). O trio conseguiu abrir mais de oito minutos de vantagem, mas a UAE Emirates XRG, entre outras equipes, controlou os escapados para proteger seus interesses na Classificação Geral.

No Alto de Chodos, Agirre deixou seus companheiros de fuga para trás. A partir desse ponto, ataques da classificação geral começaram a surgir, com nomes como Lenny Martinez e Davide Piganzoli tentando escapar, sem sucesso.
O escalador da Movistar, Pablo Castrillo, conseguiu se destacar, ultrapassando Uriarte e Houle em uma seção intermediária e alcançando Agirre a 55 quilômetros do final.
Movistar tenta, mas pelotão controla
Com uma vantagem de quase dois minutos, Pablo Castrillo chegou a ser o líder virtual da corrida, mas a perseguição foi organizada. A UAE Emirates XRG comandava o ritmo no pelotão, com a Lidl-Trek e a Jayco AlUla colaborando para neutralizar a escapada. Nos últimos 9 km, Castrillo foi alcançado, e a INEOS Grenadiers acelerou o ritmo na subida final.

Jefferson Cepeda (Movistar) ainda tentou uma investida na última subida, colocando pressão sobre o grupo de favoritos. Seu ataque fez com que a UAE Team Emirates XRG passassem a ter dificuldade em controlar o pelotão. Com a fuga neutralizada, imediatamente a Lidl-Trek assumiu o controle, para levar seu capitão Jonathan Milan à vitória.
Buitrago ataca no quilômetro final
Na entrada do último quilômetro a Lidl-Trek lançou Jonathan Milan para o sprint, mas a subida foi dura demais para o sprinter, devido as inclinações de até 9%, Santiago Buitrago demonstrou sua força e atacou com potência, deixando Jonathan Milan e todos os rivais para trás e cruzando a linha de chegada em primeiro lugar.

João Almeida, finalizou a etapa na 7ª posição, 10 segundos após Buitrago. Com a vitória, Buitrago assume a camisa de líder, com João Almeida na 2ª colocação, 08 segundos após o líder.

Assista a chegada
🚀 ¡Un misil llamado Santiago!
— Teledeporte (@teledeporte) February 8, 2025
Buitrago supera a Cepeda y al dúo de Lidl-Trek para llevarse la cuarta etapa de la #VCV2025 y ponerse líder de la general. pic.twitter.com/d7z9ypoVkU
Resultados da 4ª etapa da Volta a la Comunitat Valenciana

Classificação Geral da Volta a la Comunitat Valenciana

