António Morgado vence Figueira Champions Classic após ataque fulminante, confira os resultados e a chegada
António Morgado (UAE Team Emirates-XRG) venceu a Figueira Champions Classic, neste domingo, após um ataque fulminante a 20 km da chegada. O português cruzou a linha de chegada sozinho, com Paul Magnier (Soudal Quick-Step) batendo o pelotão para finalizar na 2ª posição e Mathias Vacek (Lidl-Trek) completando o pódio na 3ª colocação.

Figueira Champions Classic
A Figueira Champions Classic 2025 desafiou os ciclistas em um percurso de 192,7 km, com largada e chegada em Figueira da Foz e 2.120m de altimetria acumulada. Apesar de um início plano, os ciclistas foram desafiados em 3 voltas em um difícil circuito com as subidas da Rua do Parque Florestal e a Enforca Cães, que selecionaram o pelotão.

A fuga do dia
A fuga do dia foi protagonizada por 9 ciclistas, que tentavam surpreender os favoritos. André Ribeiro (GI Group Holding-Simoldes-UDO), Délio Fernandez (APHotels & Resorts/Tavira/SC Farense), Rafael Reis (Anicolor/Tien21), João Medeiros e Diogo Narciso (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car), Jorge Gálvez (Aviludo-Louletano-Loulé), Nicolas Alustiza (Euskaltel Euskadi), Nil Gimeno (Equipo Kern Pharma) e Javier Ibañes (Caja Rural- Seguros RGA) chegaram a abrir mais de 4 minutos do pelotão.

Fuga neutralizada e explodem os ataques
Com 50 km para a chegada (2ª subida da Rua do Parque Florestal), a fuga foi neutralizada e a prova explodiu, com fortes ataques acontecendo. Primeiro por Julian Alaphilippe (Tudor), sendo seguido por João Almeida (UAE Team Emirates-XRG) e Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step).
Logo após, Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) realizou um contra-ataque e iniciou uma tentativa de vitória em um voo solo, chegando a abrir quase 40 segundos de vantagem ao pelotão.

Fuga de Filippo Ganna neutralizada e ataque de António Morgado
Com 21 km para a chegada, durante o final da 3ª e última subida da Rua do Parque Florestal, a aventura de Filippo Ganna chega ao fim. Neste momento António Morgado executa um poderoso ataque ao pelotão, que neste momento já estava reduzido a cerca de 25 ciclistas.

Com 10 km para a chegada, Morgado tinha uma vantagem de cerca de 40 segundos sobre dois ciclistas, Jon Aguirre (Euskaltel Euskadi) e Mikkel Honoré (EF Education EasyPost), que atacaram o pelotão e conseguiram se distanciar 15 segundos, sobre o reduzido grupo de apenas 20 corredores.
Assim, a 2ª vitória de António Morgado na temporada, após o sucesso no Challenge Mallorca, parecia estar cada vez mais próxima.

Pelotão acelera e vitória torna-se dramática
Com a chegada se aproximando o pelotão acelerou forte e a vantagem de Morgado que parecia tranquila foi caindo muito rapidamente e o final da prova ganhou quase virou um drama.
O português de Caldas da Rainha entrou no último quilômetro com somente 11 segundos de vantagem sobre um feroz pelotão, que ainda buscava lançar seus sprinters.

António Morgado vence a Figueira Champions Classic 2025
No entanto, Morgado ainda tinha um restante de força e conseguiu sustentar sua vantagem, cruzando a linha de chegada e vencendo a 3ª Figueira Champions Classic. Paul Magnier (Soudal Quick-Step) bateu o pelotão finalizando na 2ª posição, com Mathias Vacek (Lidl-Trek) completando o pódio na 3ª colocação.
Destaque também para outros portugueses, como o campeão nacional Rui Costa (EF Education EasyPost), que bateu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) e terminou a prova na 5ª colocação. Além dele, Ruben Guerreiro (Movistar) completou a prova na 9ª colocação.

Assista a chegada
🏆🇵🇹António Morgado (UAE Team Emirates XRG) gana en solitario la 🇵🇹Figueira Champions Classic 2025 tras atacar a falta de 21km 🇵🇹 #FigueiraChampionsClassic #FigueiraClassic #Ciclismo pic.twitter.com/78UXcFAz58
— InfoCiclismo 🇪🇸 #ClasicaAlmeria (@infociclismoo) February 16, 2025
Resultados da Figueira Champions Classic 2025





