E3 Saxo Classic terá primeiro duelo de Mathieu Van der Poel e Wout Van Aert, já nesta semana

O momento tão esperado por muitos fãs do ciclismo acontecerá nesta sexta-feira: o embate inaugural entre Mathieu van der Poel e Wout van Aert nas estradas de 2024. Os dois titãs se enfrentarão na E3 Saxo Classic, na próxima sexta-feira (22) em uma corrida conhecida como “Mini Tour de Flandres”.

Tour de Flandres Light

O E3 Saxo Classic continua a justificar o seu estatuto de “Tour de Flandres light”, com dezessete setores com curtas ascensões e cinco trechos longos em paralelepípedos. A organização não introduziu alterações significativas em relação à edição de 2023.

girodociclismo.com.br e3 saxo classic tera primeiro duelo de mathieu van der poel e wout van aert nesta temporada image 2

Como é habitual, a largada e a chegada serão em Harelbeke. O percurso leva os ciclistas numa longa rota para leste, atravessando localidades que respiram ciclismo, como Waregem, Wortegem-Petegem, Oudenaarde, Zottegem, Geraardsbergen (sem a ascensão à Muralha) e Ronse. No entanto, os primeiros cem km da corrida são relativamente planos, com apenas uma pequena subida no Katteberg após 30 km.

girodociclismo.com.br e3 saxo classic tera primeiro duelo de mathieu van der poel e wout van aert nesta temporada image

Ação inicia com 80km para a chegada

A verdadeira prova de fogo começa a 80 km da chegada, com o Traaienberg, uma subida íngreme sempre associada a Tom Boonen, que tradicionalmente dava ali o primeiro golpe. O Traaiberg é a primeira ascensão em paralelepípedos verdadeiramente desafiante da temporada.

A partir daí, os obstáculos sucedem-se rapidamente, com o Berg ten Stene, Boigneberg e também os paralelepípedos da Ellestraat e do Stationsberg. A mais de quarenta km da meta, os ciclistas enfrentam uma fase crítica, com a muito íngreme Paterberg e o Oude Kwaremont, duas subidas em paralelepípedos amplamente reconhecidas que voltarão a ser decisivas também no próximo Tour de Flandres.

No final, apenas o Tiegemberg segue mais tarde , após o qual outros vinte quilômetros relativamente planos levam via Anzegem e Deerlijk em direção à cidade de chegada de Harelbeke. A chegada fica próxima ao domínio provincial de De Gavers. Poucas surpresas nos quilômetros finais, e os últimos 600 metros da Stasegemsesteenweg será em linha reta.

girodociclismo.com.br e3 saxo classic tera primeiro duelo de mathieu van der poel e wout van aert nesta temporada image 1
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.